Sisu 2023: Uern abre oferta de 2.509 vagas de graduação

Entre 16 e 24 de fevereiro, candidatos e candidatas podem concorrer às 2.509 vagas do Processo Seletivo de Vagas Iniciais (PSVI) dos cursos presenciais de graduação do ano letivo 2023 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

As inscrições ocorrem exclusivamente por meio da Plataforma do Sistema de Seleção Unificada (http://sisu.mec.gov.br), com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2022.

As vagas ofertadas no Psvi Sisu/Uern 2023 serão distribuídas nas seguintes categorias:

a) Cota Social: na proporção de 50% do total de vagas, sendo essa cota subdividida. 42% das vagas da Cota Social são destinadas aos candidatos que tenham cursado integralmente os ensinos fundamental e médio em escolas públicas e 58% das vagas dessa cota serão reservadas aos e às autodeclarados e autodeclaradas pretos, pretas, pardos, pardas ou indígenas;

b) Cota para Pessoas com Deficiência: na proporção de 5% do total de vagas; e

c) Não Cotista: candidatos não pertencentes a Cota Social ou a Cota para Pessoas com Deficiência.

Vale  registrar que quem for convocado ou convocada para ocupar a vaga destinada a pessoa com deficiência, deverá submeter-se a uma perícia realizada por Junta Multiprofissional, constituída por profissionais nomeados pela Uern, e a ser realizada em Mossoró em data ainda a ser divulgada.

Além disso, os e as autodeclarados e autodeclaras pretos, pretas, pardos, pardas ou indígenas preencherão o Formulário de Autodeclaração (disponível no ANEXO IV do edital) e passarão, a critério da Uern, pelo Procedimento de Heteroidentificação, que será realizado a qualquer tempo, com objetivo de confirmar a condição alegada.

O candidato ou a candidata pode contar ainda com o Argumento de Inclusão Regional, que consiste em um percentual de 10% a ser acrescido na pontuação geral obtida pelo candidato no referido certame. Ao benefício fará jus quem: a) tenha cursado integralmente os ensinos fundamental e médio em escolas públicas ou privadas localizadas no RN; e b) esteja inscrito no Psvi Sisu/Uern 2023 na categoria Não Cotista.

Previsto para publicação em 1º de março, o edital da Chamada Regular, que divulgará as relações dos aprovados e das aprovadas e informará também os documentos necessários para a realização do Cadastro Institucional e da Matrícula Curricular de cada categoria ou subcategoria, especificando, ainda, a data, o local e o horário para sua apresentação.

Confira:

Edital nº 01/2023-PROEG