Sistema Integrado de Bibliotecas realiza primeira etapa da capacitação sobre o Portal de Periódicos da CAPES

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB/UERN) realizou na manhã desta quarta-feira, 21 de setembro, no auditório da Faculdade de Educação Física (FAEF), a primeira etapa da ação “Educação de Usuários e Pesquisa no Portal de Periódicos da CAPES”.

O evento consiste no treinamento de docentes, discentes, técnicos e comunidade em geral, na utilização do Portal de Periódicos da CAPES, na forma de uma ação de extensão.

“Essa ação de extensão é duplamente importante. Primeiramente porque proporciona à comunidade acadêmica o acesso a essa importante ferramenta que é o Portal de Periódicos da CAPES, fundamental como fonte de pesquisa para a produção científica no interior da UERN. E em segundo, porque aproxima os estudantes da biblioteca e seus serviços, rompendo com a visão de biblioteca meramente como um ambiente de acesso ao acervo físico, aos livros”, argumenta o diretor do Sistema de Bibliotecas, Erison Natecio.

O treinamento foi ministrado pela Chefe do Setor de Periódicos e Educação de Usuários do SIB, Andrea Vieira Régis, que apresentou as principais ferramentas do Portal de Periódicos da CAPES, bem como as bases de dados ligadas ao Curso de Educação Física.

“A avaliação preliminar é muito positiva, pois ultrapassamos todas as expectativas de participação. A priori foram ofertadas 40 vagas, entretanto com o grande número de inscrições, tivemos que aumentar o número de vagas. Isso reflete a importância desta ação que possibilita aos alunos o acesso a uma ferramenta de pesquisa de ponta”, afirmou Andrea Vieira.

Para essa etapa foram realizadas 67 inscrições, dentre os participantes alunos de graduação e pós-graduação, professores e comunidade externa.

img-20160921-wa0009