SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECA DA UERN INTEGRA A REDE BIBLIOSUS

O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) fechou parceria com a Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperante da Saúde (Rede BiblioSus), que promoverá a difusão e o acesso às informações em saúde no Brasil. O objetivo do convênio é fomentar o debate, a interação, a pesquisa e a promoção da saúde; ampliar a representatividade da literatura gerada pelas entidades públicas no conjunto das fontes sistematizadas de informação em saúde; resgatar a Memória Institucional de interesse do SUS, de forma que todos os integrantes possam acessar, compartilhar e difundir informações pertinentes à Saúde Pública e promover o acesso livre e democrático às fontes de informação em saúde, por meio de serviços e pesquisas em bases de dados nacionais e internacionais.

Segundo Marilene Araújo, da Biblioteca Central da UERN, com esta parceria, o Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade disponibilizará acesso às informações institucionais em saúde ública, bem como produtos e serviços da Rede BiblioSus. Além disso, o internauta terá terá acesso às publicações de livros e periódidos em texto integral, e, se for o caso, poderá publicar seus trabalhos. A consulta e download será feita diretamente na Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVS MS) e na Biblioteca Virtual em Saúde Pública (BVS SP).
A parceria também revê a distribuição periódica aos Estados e municípios de publicações impressas (livros, informativos, fôlderes, cartazes e folhetos) editadas pelo Ministério da Saúde.

A comunidade virtual terá acesso à Base de Dados Coleção Nacional das Fontes de Informação do Sistema Único de Saúde (SUS), que compreende a produção bibliográfica e institucional em nível federal da saúde pública no Brasil, através das Estação Bibliotecas Virtual em Saúde nas Secretarias Estaduais de Saúde e Salas de Informação nos Núcleos Estaduais do Ministério da Saúde, através dos endereços eletrônicos: www.saude.gov.br/sctie/decit, www.saude.gov.br/bvs e www.bireme.br .

Maiores informações:
Biblioteca Central da UERN