...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Simpósio visa difundir as práticas integrativas e complementares em saúde

Cerca de 150 pessoas deverão participar do I Simpósio Regional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e II Encontro Integrativo de Enfermagem, que será realizado de 10 a 14 de setembro. O evento é promovido pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/UERN), pelo Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade da UERN e o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (NUPICS).

A programação iniciou nesta segunda-feira, 10, com o Curso de Capacitação em Auriculoterapia. Ministrado pela terapeuta integrativa do Lapics/UFRN Taciana Jacinto de Almeida e a bacharel em enfermagem Hallissiany Kamila Fagundes Duarte, o curso segue até dia 12 de setembro, no auditório da FAEN, e conta com a participação de 40 profissionais de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e nutrição.

A auriculoterapia é uma técnica da medicina tradicional chinesa que consiste em usar pontos na pele da aurícula (ouvido externo) para diagnosticar e tratar dor e condições médicas do corpo. A ideia é capacitar esses profissionais para difundir a prática da auriculoterapia nos municípios da região.

Na quinta-feira, 13, será a abertura oficial do I Simpósio Regional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Das 8h às 12h, haverá o credenciamento e apresentações de trabalhos na FAEN/UERN. A partir das 13h30, a programação continua no auditório Amâncio Ramalho, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

De acordo com um dos coordenadores do evento, o Prof. Me. Rafael Soares, as pessoas que participarão da abertura serão acolhidas com práticas integrativas. Também terá explanações sobre “Abençoada cura: poéticas da voz e saberes de benzedeiras”, com a Profª. Dra. Lidiane Alves; e “PICs: Um novo paradigma do cuidado”, com a Profª. Dra. Ana Tânia Lopes Sampaio.

Na sexta-feira, 14, a programação encerra com a realização de minicursos. Ao longo do dia, serão abordados vários temas como Reiki: Conhecendo a energia universal; Cromoterapia: Introdução ao conhecimento do uso terapêutico das cores; Shantala: Um toque de amor; Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa e Introdução aos florais de Bach.

Rafael Soares destaca que o principal objetivo do I Simpósio Regional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde é promover uma difusão do conhecimento da filosofia da medicina tradicional chinesa e das práticas integrativas e complementares para a região. “Essas práticas integrativas e complementares viraram política do SUS, mas ainda engatinham, em especial no interior do Estado. Nosso intuito é compartilhar esses conhecimentos, a fim de que os profissionais possam levar essas práticas para os municípios da região”, frisa.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support