Simpósio visa difundir as práticas integrativas e complementares em saúde

Cerca de 150 pessoas deverão participar do I Simpósio Regional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e II Encontro Integrativo de Enfermagem, que será realizado de 10 a 14 de setembro. O evento é promovido pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/UERN), pelo Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade da UERN e o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (NUPICS).

A programação iniciou nesta segunda-feira, 10, com o Curso de Capacitação em Auriculoterapia. Ministrado pela terapeuta integrativa do Lapics/UFRN Taciana Jacinto de Almeida e a bacharel em enfermagem Hallissiany Kamila Fagundes Duarte, o curso segue até dia 12 de setembro, no auditório da FAEN, e conta com a participação de 40 profissionais de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e nutrição.

A auriculoterapia é uma técnica da medicina tradicional chinesa que consiste em usar pontos na pele da aurícula (ouvido externo) para diagnosticar e tratar dor e condições médicas do corpo. A ideia é capacitar esses profissionais para difundir a prática da auriculoterapia nos municípios da região.

Na quinta-feira, 13, será a abertura oficial do I Simpósio Regional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Das 8h às 12h, haverá o credenciamento e apresentações de trabalhos na FAEN/UERN. A partir das 13h30, a programação continua no auditório Amâncio Ramalho, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

De acordo com um dos coordenadores do evento, o Prof. Me. Rafael Soares, as pessoas que participarão da abertura serão acolhidas com práticas integrativas. Também terá explanações sobre “Abençoada cura: poéticas da voz e saberes de benzedeiras”, com a Profª. Dra. Lidiane Alves; e “PICs: Um novo paradigma do cuidado”, com a Profª. Dra. Ana Tânia Lopes Sampaio.

Na sexta-feira, 14, a programação encerra com a realização de minicursos. Ao longo do dia, serão abordados vários temas como Reiki: Conhecendo a energia universal; Cromoterapia: Introdução ao conhecimento do uso terapêutico das cores; Shantala: Um toque de amor; Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa e Introdução aos florais de Bach.

Rafael Soares destaca que o principal objetivo do I Simpósio Regional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde é promover uma difusão do conhecimento da filosofia da medicina tradicional chinesa e das práticas integrativas e complementares para a região. “Essas práticas integrativas e complementares viraram política do SUS, mas ainda engatinham, em especial no interior do Estado. Nosso intuito é compartilhar esses conhecimentos, a fim de que os profissionais possam levar essas práticas para os municípios da região”, frisa.