SIMPÓSIO DISCUTIRÁ O TEMA ‘EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BIODIVERSIDADE’

Com o tema “Educação Ambiental e Biodiversidade”, será realizado no período de 9 a 11 de dezembro, no Hotel Villa Oeste, o V Simpósio Brasileiro Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – SBMA.

O evento realizado pela UERN, através do Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do Semiárido (CEMAD), tem o propósito de informar e contrapor o conhecimento científico com as ações degradantes ocorridas atualmente na natureza.

O público-alvo é formado por estudantes de graduação e pós-graduação, professores universitários, pesquisadores e profissionais de áreas afins, além de educadores ambientais e ambientalistas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 05/12/2010 para apresentação de banners, pela Internet no site do evento e até o dia 09/12/2010 para os demais participantes.

No ato do credenciamento, os inscritos no V SBMA devem apresentar o comprovante de pagamento efetuado no Banco do Brasil – agência 0036-1 e Conta 70878-X. Alunos da Graduação devem pagar R$ 10,00; Alunos de Pós-Graduação R$ 15,00; e Profissional R$ 20,00.

Dia: 09/12/2010
Local: Salão Seridó Hotel Villa Oeste

19h30 –  Sessão Solene de Abertura
Prof. Milton Marques de Medeiros – Reitor da UERN
Prof. Pedro Fernandes Ribeiro Neto – Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação – PROPEG

20h às 21h –
Apresentação Cultural
Sessão Grandes Conferências
Conferencista: Profª. Drª. Michele Sato – UFMT
Tema: Educação Ambiental e Biodiversidade
Presidente da Mesa: Prof. Dr. Ramiro Gustavo Valera Camacho – UERN

21h10 às 21h30 – Apresentação Livro: Profª. Maria Betânia Ribeiro Torres-DGA/GEEAMAS
Lançamento do Livro: CIÊNCIA, NATUREZA E SOCIEDADE  DIÁLOGO DE SABERES – Profª. Márcia Regina Farias da Silva – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.

Dia: 10/12/2010
Manhã: das 8h às 10h15 – Mesa Redonda
Tema: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SEUS DESAFIOS NO SEMI-ÁRIDO
Participação: Profª. Drª. Michele Sato – UFMT * (presidente da mesa)
                      Prof. Dr. Francisco Abílio Pegado – UFPB/ PRODEMA
                      Prof. Dr. Edson Vicente da Silva – UFC / PRODEMA
                       Profª. Ms. Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro – UERN/ FE
                       Prof. Dr. Marcos Medeiros – UFRN / CB
Manhã: das 10h30 às 12h30 – Mesa Redonda

Tema: GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO SEMIÁRIDO
Participação: Prof. Dr. Benedito Vasconcelos Mendes – UERN *(presidente da mesa)
                      Prof. Dr. Alvamar Costa Queiroz  – IBAMA
                        Prof. Ms. Diego de Medeiros Bento – ICMBIO
                        Prof. Ms. Juan Marcelo de Oliveira  – ESEC/RN/ICMBIO/MMA
                        Prof. Ms. Newton Duque Estrada Barcellos – MMA
Tarde: das 14h30 às 15h30
Palestra: Bráulio Ferreira de Souza Dias – Secretaria da Biodiversidade e Floresta/MMA
Departamento de Conservação da Biodiversidade/MMA

Tarde: das 15h45 às 18h – Mesa Redonda
Tema: BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO NO SEMIÁRIDO
Apresentação cultural: Prof. Dr. Marcos Medeiros – UFRN / CB, Cordel
                               “A caatinga sustentou  campesino e cangaceiro”

Participação:
Prof. Dr. Luis F. P. Gusmão, Universidade Estadual de Feira de Santana / UEFS, Coordenador PPBIO/Semi-Árido. Diversidade do levantamento do PPBIO no semiárido e O mundo dos FUNGOS na caatinga.
Profª. Dra. Maria Jesus Nogueira Rodal / UFPE – Diversidade e Fitogeografia do componente arbóreo do domínio semi-árido brasileiro
Profª. Dra. Claudia Miranda Martins /UFC- Diversidade de bactérias diazotroficas associadas a leguminosas da caatinga
Prof. Robson Tamar da UFPB – Diversidade de Peixes ( a confirmar)
Prof. Dr. Daniel Duarte – UFPB/Areia – PB – Caatinga: desertificação, sistemas agroflorestais e reforma agrária no semiárido