...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Simpósio debate sobre os desafios dos programas formativos para futuros docentes

Com o tema “Programas formativos no Brasil e o (a) profissional docente: heranças e insurgências a partir do século 21”, foi realizado na noite desta terça-feira, o 1º Simpósio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Residência Pedagógica (PRP) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). O evento ocorreu de forma online, com transmissão pelo YouTube Uern Oficial.

O chefe de gabinete da reitoria, Lauro Gurgel, que representou a reitora Cicília Maia, destacou que programas formativos possobilitam aos alunos de licenciatira trabalhar o cotidiano da sala de aula. “Essa oportunidade é de grande importância para a formação dos novos professores, pois eles podem conhecer desde cedo a realidade das escolas”, declarou. Ele enfatizou que a Uern vem contribuindo de forma significativa com a formação dos professores da Educação Básica no Estado.

A Pró-reitora adjunta de Ensino de Graduação, Profª. Drª. Rosa Maria Rodrigues Lopes, que representou a titular da Proeg, Fernanda Abreu, parabenizou a toda a equipe dos programas pela iniciativa. “Este é o primeiro encontro de muitos. É muito importante falar desses programas, que oportunizam a vivência em sala de aula”, diz.

A coordenadora do Pibid, Maíra Emelly Cabral, enfatizou que apesar de todas as dificuldades, a Uern foi destaque nos programas formativos. “A Uern foi a instituição que mais recebeu bolsas no Estado. Os programas formativos favorecem essa formação aprofundada, e é uma alegria poder contribuir com a formação de professores em nosso Estado”.

A representante da Secretaria Municipal de Educação, Gilneide Lobo, enalteceu a parceria com a Uern com o município. “A maioria dos professores da rede municipal são profissionais formados pela Uern. O Pibid e PRP são de suma importância para professores em formação”, afirma.

O Simpósio teve como palestrante a professora doutora Jamira Lopes Amorim, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). O evento teve como objetivo ampliar o debate acerca da formação docente a partir de programas formativos, apresentar dados estruturais e conjunturais da realidade, bem como possibilidades de rupturas capazes de conduzir a uma transformação qualitativa do processo de formação profissional docente.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support