...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Simpósio debate sobre as contribuições das ciências básicas para o desenvolvimento sustentável

Na manhã desta quarta-feira, 7, foi realizado o IV Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que teve como tema geral “As ciências básicas e as contribuições para o desenvolvimento sustentável”. O evento foi transmitido pelo canal do Youtube Uern Oficial.

A programação contou com uma palestra sobre “Como as ciências básicas podem contribuir para a materialização dos ODS?”, ministrada pelo Prof. Dr. Pablo de Castro Santos, do curso de Odontologia da Uern Caicó, que desenvolve pesquisas em bioquímica e biologia molecular. A mediação foi feita pela Profª. Drª. Cynthia Cavalcanti de Albuquerque, coordenadora do PPGCN.

A pró-reitora de Pesquisa e pós-graduação da Uern, Ellany Gurgel, que representou a reitora Cicília Maia, parabenizou toda a equipe do PPGCN pela iniciativa do Simpósio, especialmente por trazer para o debate uma temática extremamente rica e atual. “É de suma importância essa discussão que visa alinhar a produção de conteúdo científico com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, diz.

Para Pablo de Castro Santos, as ciências básicas fornecem meios essenciais para enfrentar desafios, como o acesso universal de alimentos, energia, cobertura de saúde e tecnologias e comunicação. “São questões que estão diretamente alinhadas às propostas dos ODS”, observa o professor.

Ele enfatizou que é extremamente positiva essa integração entre o conhecimento produzido nas Universidades e os ODS, de modo a pensar no desenvolvimento de projetos de pesquisas que abordem algum ponto voltado para o Desenvolvimento Sustentável.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support