...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

SIMPÓSIO DE FILOSOFIA SUPERA EXPECTATIVA DOS ORGANIZADORES

O primeiro simpósio sobre o ensino de filosofia da UERN – I SIMPHILO – , realizado nos dias 02, 03 e 04 de junho foi considerado um sucesso pelos  organizadores. O evento contou com 235 participantes, superando, dessa forma, todas as expectativas.

Estiveram presentes estudantes da UERN dos cursos de filosofia de Mossoró e Caicó, estudantes de outros cursos da UERN como de ciências sociais, história, pedagogia e letras, além de estudantes do curso de filosofia da UFRN. O evento contou também com a importante presença de cerca de 60 professores de filosofia da rede pública do Estado, das mais diferentes cidades.

Outro destaque foi a presença de professores de outras instituições de ensino superior como: UFRN, UFPR, UFPB, UEPB, UNISINOS RS, que participaram de palestras e minicursos. Os professores dos cursos de filosofia de Caicó e Mossoró, organizadores do evento, também se engajaram, apresentando minicursos e comunicações de alto nível.

Foram 30 comunicações de trabalhos de pesquisa e relatos de experiência; 11 minicursos; quatro palestras que discutiram os aspectos voltados para os conteúdos e metodologia do ensino de filosofia; uma mesa redonda com a presença de professores dos cursos de filosofia da UERN de Caicó e Mossoró, UFRN e UEPB, a subsecretária do Ensino médio da Secretaria Estadual de Educação, Sra. Elisabeth Jácome da Costa Britto, onde se discutiu a situação do ensino de filosofia no Rio Grande do Norte e a política do ensino, momento em que se tratou das demandas no que se refere às políticas públicas relativas ao ensino de filosofia.

Os professores citam que a partir da aprovação pelo Congresso Nacional, no início de maio deste ano, da obrigatoriedade das disciplinas de filosofia e sociologia a todos os estudantes do nível médio de ensino, muitos são os desafios e as tarefas que se colocam para todos aqueles comprometidos com a qualidade do ensino de filosofia aos jovens.

Os principais desafios são: a formação inicial dos professores; o cumprimento da LDB no que se refere à exigência de formação específica para a atividade docente, atualmente apenas 40% dos professores de filosofia da rede pública têm formação em filosofia; a reivindicação junto a Secretaria Estadual de Educação para que convoquem os professores concursados; a necessidade de um novo concurso,  bem como a melhoria da qualidade do ensino, através da elaboração de proposta de cursos de formação continuada para os professores em exercício.

Visando continuar a reflexão sobre o ensino de filosofia, propôs-se a constituição de um grupo de professores das quatro Instituições de Ensino superior presentes ao evento, com o objetivo de organizar, no prazo de um ano, um amplo simpósio em âmbito regional, com vistas à constituição do Fórum Nordeste sobre o ensino de filosofia.

Os professores Francisco Ramos Neves, professor de filosofia do curso de Mossoró e coordenador geral, e Marcos de Camargo Von Zuben, professor do curso de filosofia de Caicó, coordenador científico do evento, avaliam como dos mais produtivos o encontro realizado e agradecem o apoio dado pela UERN, através do Magnífico Reitor Milton Marques de Medeiros, de todos os pró-reitores, e da FAFIC.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support