Simpósio da UERN debate o Barroco e o NeoBarrocos no campus central

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) debate durante toda esta terça-feira (26), Estudos Barrocos e Neobarrocos – Dobras de Tradição Criativa, em seminário que está sendo promovido no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), no Campus Central. A solenidade de abertura contou com a presença do reitor da UERN, Pedro Fernandes.

Na abertura dos trabalhos, a coordenadora do evento, Leila Tabosa, saldou aos colegas professores presentes, técnicos administrativos, alunos e conferencistas convidados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disse que a realização do Simpósio de Estudos Barrocos e NeoBarrocos- Dobras de Tradição Criativa é um momento de muita alegria, por poder congregar toda a sua nostalgia presente e vivida por meio da presença do Prof. Dr Francisco Ivan da Silva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), seu orientador de mestrado, doutorado e da vida acadêmica, um dos conferencistas do evento. Segundo ela, o seminário de Estudos Barrocos e Neobarrocos – Dobras de Tradições Criativa é um alicerce para futuros projetos, um deles do PIBID, em agosto deste ano.

Ela assegurou que a proposta do I Simpósio de Estudos Barrocos e Neobarrocos – Dobras de tradição criativa -, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, é travar com o mundo acadêmico o debate acerca do Barroco e pensá-lo não só como categoria artística integrante de uma estrutura histórica, mas também como estética de características modernas realizadas em terras americanas e que sobrevivem até a contemporaneidade.

O reitor da UERN, Pedro Fernandes, em sua mensagem aos participantes do encontro, agradeceu as presenças dos estudantes e dos técnicos administrativos. Lembrou que é muito bom quando participa de um momento como aquele, onde encontra alunos de diferentes períodos, de diferentes cursos e, especialmente, do curso de Letras, porque o curso tem sido inovador na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. E destacou que o desempenho do curso de Letras, dos mestrados e doutorados na área, tanto no Campus Central quanto em Pau dos Ferros e Assu.

DEBATE – Foram debatedores do I Simpósio de Estudos Barrocos e Neobarrocos – Dobras de Tradição Criativa, os professores Francisco Ivan da Silva (UFRN), Leontino Gondim(UERN) e Samuel Anderson (UFRN). A mediação dos trabalhos ficou a cargo da coordenadora do evento, Leila Tabosa. A programação do Simpósio consta ainda com exposição de banner, logo após o debate com os professores convidados, e a partir das 19h, o I Sarau Poético Barroco e Neobarroco da FALA, coordenado pelos professores Aluisio Barros e Leila Tabosa, no auditório da Escola de Música. Às 20h, haverá exposição e lançamento de livros. O encerramento da programação do evento será no auditório do DECOM, com exposições e lançamento de livros.

Greve – Na abertura do I Simpósio de Estudos Barrocos e Neobarrocos, na manhã desta terça-feira, 26, no Campus Central, o reitor informou sobre a nova reunião com o Gabinete Civil e fez um breve histórico das negociações salariais iniciadas no ano passado pela administração da Universidade, ADUERN e SINTAUERN.

Antecedendo ao discurso do reitor, o presidente da ADUERN, Valdomiro Morais, falou sobre a greve. Lembrou dos esforços para a não deflagração do movimento, desde a pauta encaminhada à administração da UERN, com outros pontos de reivindicação que já estavam sendo atendidos. “Dos 14 pontos de pauta, um era a campanha salarial”, completou o reitor, dizendo que a reposição salarial extrapola a competência legal da UERN.

Para o reitor, o momento exige serenidade. “Não vamos permitir que se aproveitem desse momento para fragilizarem nossa instituição”, apelou, fazendo referência aos questionamentos de que a UERN é um peso para o Estado.