...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Simpósio da UERN debate o Barroco e o NeoBarrocos no campus central

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) debate durante toda esta terça-feira (26), Estudos Barrocos e Neobarrocos – Dobras de Tradição Criativa, em seminário que está sendo promovido no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), no Campus Central. A solenidade de abertura contou com a presença do reitor da UERN, Pedro Fernandes.

Na abertura dos trabalhos, a coordenadora do evento, Leila Tabosa, saldou aos colegas professores presentes, técnicos administrativos, alunos e conferencistas convidados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disse que a realização do Simpósio de Estudos Barrocos e NeoBarrocos- Dobras de Tradição Criativa é um momento de muita alegria, por poder congregar toda a sua nostalgia presente e vivida por meio da presença do Prof. Dr Francisco Ivan da Silva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), seu orientador de mestrado, doutorado e da vida acadêmica, um dos conferencistas do evento. Segundo ela, o seminário de Estudos Barrocos e Neobarrocos – Dobras de Tradições Criativa é um alicerce para futuros projetos, um deles do PIBID, em agosto deste ano.

Ela assegurou que a proposta do I Simpósio de Estudos Barrocos e Neobarrocos – Dobras de tradição criativa -, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, é travar com o mundo acadêmico o debate acerca do Barroco e pensá-lo não só como categoria artística integrante de uma estrutura histórica, mas também como estética de características modernas realizadas em terras americanas e que sobrevivem até a contemporaneidade.

O reitor da UERN, Pedro Fernandes, em sua mensagem aos participantes do encontro, agradeceu as presenças dos estudantes e dos técnicos administrativos. Lembrou que é muito bom quando participa de um momento como aquele, onde encontra alunos de diferentes períodos, de diferentes cursos e, especialmente, do curso de Letras, porque o curso tem sido inovador na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. E destacou que o desempenho do curso de Letras, dos mestrados e doutorados na área, tanto no Campus Central quanto em Pau dos Ferros e Assu.

DEBATE – Foram debatedores do I Simpósio de Estudos Barrocos e Neobarrocos – Dobras de Tradição Criativa, os professores Francisco Ivan da Silva (UFRN), Leontino Gondim(UERN) e Samuel Anderson (UFRN). A mediação dos trabalhos ficou a cargo da coordenadora do evento, Leila Tabosa. A programação do Simpósio consta ainda com exposição de banner, logo após o debate com os professores convidados, e a partir das 19h, o I Sarau Poético Barroco e Neobarroco da FALA, coordenado pelos professores Aluisio Barros e Leila Tabosa, no auditório da Escola de Música. Às 20h, haverá exposição e lançamento de livros. O encerramento da programação do evento será no auditório do DECOM, com exposições e lançamento de livros.

Greve – Na abertura do I Simpósio de Estudos Barrocos e Neobarrocos, na manhã desta terça-feira, 26, no Campus Central, o reitor informou sobre a nova reunião com o Gabinete Civil e fez um breve histórico das negociações salariais iniciadas no ano passado pela administração da Universidade, ADUERN e SINTAUERN.

Antecedendo ao discurso do reitor, o presidente da ADUERN, Valdomiro Morais, falou sobre a greve. Lembrou dos esforços para a não deflagração do movimento, desde a pauta encaminhada à administração da UERN, com outros pontos de reivindicação que já estavam sendo atendidos. “Dos 14 pontos de pauta, um era a campanha salarial”, completou o reitor, dizendo que a reposição salarial extrapola a competência legal da UERN.

Para o reitor, o momento exige serenidade. “Não vamos permitir que se aproveitem desse momento para fragilizarem nossa instituição”, apelou, fazendo referência aos questionamentos de que a UERN é um peso para o Estado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support