SIB/Uern disponibiliza serviço de Biblioteca Virtual

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), disponibiliza o serviço de Biblioteca Virtual da Pearson. O sistema é uma biblioteca virtual que dispõe de um acervo com mais de 12.200 e-books de forma ilimitada e multiusuário, possui recursos integrados de acessibilidade, e está disponível para desktops, notebooks, tablets e smartphones.

De acordo com a diretoria do SIB/UERN, Jocelânia Marinho Maia de Oliveira, a Biblioteca Virtual da Pearson permitirá que os usuários tenham acessos simultâneos, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, em qualquer local, dia e horário.

O cadastro deve ser feito pela Plataforma Íntegra (servidores e alunos da graduação), no menu Biblioteca Virtual. Já os alunos da pós-graduação, o cadastro é pelo SIGAA. No primeiro ingresso à nova Biblioteca Virtual, os usuários deverão informar CPF e e-mail institucional. Tal procedimento é realizado apenas uma vez. Esta configuração é necessária para que seja gerado o perfil de usuário, que dará permissão de conexão através da Biblioteca Virtual Web ou do Aplicativo.

Além do acesso a milhares de títulos, a biblioteca virtual oferece diversas funções como listas personalizadas, sugestões de leitura mais recentes, metas de leitura, entre outras ferramentas. O sistema tem os recursos de cartão de estudos; marcação de páginas, onde é possível marcar páginas interessantes, realizar marcações no texto e consultar o painel de marcações; de citação, no qual pode selecionar trechos de livros e gerar citações para compartilhar nas redes sociais ou dentro da Biblioteca Virtual, entre outros.