...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Sexta das Ciências promoverá debate sobre revisão do Plano Diretor de Natal

Na Sexta das Ciências deste agosto, o assunto será a revisão do Plano Diretor de Natal, com o tema “Qual cidade queremos para todos?”, sob a perspectiva do desenvolvimento social e sustentável. O Sexta das Ciências é um projeto da UERN Natal para discutir Ciências e Tecnologia, com edições sempre às primeiras sextas-feiras de cada mês.

Para o debate on line e ao vivo, que será transmitido pelo Youtube/UERNNATAL, nesta sexta(07), a partir das 16h, sobre a organização urbanística da capital para os próximos anos, foram convidados o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo e coordenador técnico da revisão do Plano Diretor,  Thiago Mesquita; a Profa Dra. Ruth Ataíde, do curso de Arquitetura da UFRN e coordenadora do Fórum Direito à Cidade, e o Prof. Dr. Carlos Sérgio, do curso de Direito da UERN Natal e autor de um livro sobre o assunto. A mediação do debate será feita pelo Prof. Dr. João Freitas, do curso de Turismo da UERN Natal.

“Uma cidade mais inclusiva e sustentável é o principal objetivo a ser alcançado com a definição de novas prescrições aptas a reger o uso e ocupação do solo urbano de forma ética e responsável. Vemos a cidade como o espaço de concretização de políticas e direitos fundamentais e neste sentido precisamos acompanhar de perto a proposta de revisão do Plano Diretor de Natal, que deverá ser encaminhada em breve para a Câmara Municipal de Natal. Os prazos para a revisão, que são definidos por lei e pelo Estatuto das Cidades, estão extrapolados, o que revela que temos  em vigor um plano que não consegue dar resposta aos novos desafios que Natal apresenta hoje”, esclarece o Prof. Carlos Sergio.

“A discussão sobre “a cidade que queremos” remete à uma necessária reflexão sobre Natal, numa perspectiva inclusiva e democrática de planejamento territorial, que se fundamenta em alguns princípios, entre eles: a defesa da proteção da paisagem e dos valores socioambientais do território; a valorização da nossa memória e da história da cidade, inclusive às relacionadas aos processos de planejamento anteriores e que traduzem a cidade que eu quero e que temos defendido e conquistado nos últimos 40 anos. Espero, que o “Sexta das Ciências” proporcione um diálogo aberto com a defesa de ideias que afirmem a construção de uma cidade mais humana”, comenta a Prof. Ruth.

“Nesta oportunidade aberta pela UERN, através do Sexta das Ciências,  vamos esclarecer sobre como está sendo o processo de revisão do Plano Diretor de Natal, detalhando sobre como se deu cada uma das fases dele, para garantir transparência e participação ampla da sociedade civil organizada, com o objetivo de trazermos avanços nas áreas social, econômica, cultural, arquitetônica, histórica e de meio-ambiente e de  inclusão na gestão do espaço urbano”, resumiu o secretário Thiago Mesquita.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support