...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Sexta das Ciências debate religião, espiritualidade e saúde nesta sexta (29)

O projeto de ensino Ciclo de Palestras em Ciência, Tecnologia e Sociedade Sexta das Ciências, deste mês de abril, tratará da relação entre a religião/espiritualidade e a saúde.

O tema “A compreensão científica da crença, fé e esperança na recuperação da saúde” será debatido pelos docentes do curso de Ciências da Religião da UERN Natal, Profs. Drs. João Bosco (enfermeiro, psicólogo, doutor em Educação e mestre em Saúde Pública) e Rodson Ricardo (teólogo, sociólogo, doutor em Educação e mestre em Ciências Sociais). A terceira debatedora será a pró-reitora de Gestão de Pessoas da Uern, Profa. Dra. Isabel Amaral, doutora em Educação e docente do curso de Enfermagem, no Campus Central. O debate será transmitido ao vivo pelo canal da Uern Natal no Youtube, nesta sexta (29), a partir das 16h.

“Desde o início da pandemia de Covid-19, têm  agravado na sociedade as condições de saúde da população. É um adoecimento físico, mental, emocional e até mesmo das relações sociais e comunitárias. O Sexta das Ciências sempre se pautou sensível às demandas e desafios de nossa sociedade”, comentou o coordenador do projeto, Prof. Dácio Michel, sobre a escolha do tema, sugerido pelo vice-reitor Prof. Dr. Chico Dantas, para evidenciar um processo de adoecimento verificado no público acadêmico.

“O efeito da espiritualidade na saúde é uma área de pesquisa ativa no momento. O tema é estudado por médicos, psicólogos, enfermeiros e outros profissionais. As pesquisas nas últimas décadas vêm crescendo substancialmente no campo da ‘Espiritualidade e Saúde’, mostrando uma influência significativa das crenças espirituais e religiosas nos resultados de saúde mental e física. Os estudos mundiais tendem a enfocar três áreas principais: mortalidade, enfrentamento e recuperação. As evidências científicas apontam para a relação benéfica da religião na saúde”, revela o Prof. Dr. Rodson Ricardo.

Ele lembrou que a Uern iniciou um programa de qualidade de vida, que inclui as Terapias Complementares e Integrativas – PICIs. Além de atender a comunidade, esses núcleos funcionarão como bases de pesquisa sobre a saúde integrativa.

“Curar quando possível, cuidar sempre. Esse cuidado compassivo envolve servir à pessoa como um todo — o físico, o emocional, o social e o espiritual. Além de remédios e procedimentos, os seres humanos necessitam de sentido. Victor Frankl, um psiquiatra judeu, que escreveu sobre suas experiências em um campo de concentração nazista, disse: ‘O homem não é destruído pelo sofrimento; ele é destruído pelo sofrimento sem sentido’. Um dos desafios que os profissionais de saúde enfrentam é ajudar as pessoas a encontrar significado e aceitação em meio ao sofrimento e à doença crônica. E os estudos sobre a religiosidade na saúde podem ajudar bastante nesse sentido”, concluiu o debatedor.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support