...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Sexta das Ciências abordará uso das plantas medicinais

“Plantas Medicinais: Arsenal terapêutico indispensável aos desafios clínicos contemporâneos” é o tema da edição de Julho/22 do Sexta das Ciências, Projeto de Ensino Ciclo de Palestras em Ciência, Tecnologia e Sociedade.

“Esse tema foi escolhido em discussões conduzidas no comitê Covid-19 Uern e na equipe organizadora do projeto, nas quais percebemos a adesão muito bem sucedida da população brasileira ao uso de plantas medicinais e fitoterapia, especialmente nesse período de pandemia e outras viroses respiratórias e suas sequelas”, justifica o Prof. Dácio Michel, coordenador do projeto.

O debate será nesta sexta (22), a partir das 16h, on-line, com transmissão pelo canal Youtube/UernNatal

Com mediação da Profa. Ma. Regilene Alves Portela, do curso de Enfermagem da Uern Caicó, doutoranda em cuidados clínicos em saúde, debaterão o chefe do Departamento de institucionalização de Pesquisa (Propeg/Uern), doutor em Bioquímica, Prof. Álvaro Marcos Pereira Lima; a odontóloga Izabel Cristina de Medeiros Dantas, mestranda em Saúde Coletiva, e Profa. Dayane Pessoa de Araújo, doutora em Farmacologia, enfermeira, docente do curso de Enfermagem (Faen/Uern).

“Pretendo abordar a Fitoterapia e a aplicação dela como parte integrante da Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares do SUS, observando o princípio da integralidade do cuidado, a partir da valorização do saber popular na Odontologia e demais ciências médicas”, adiantou Izabel Dantas.

“Espero que essa discussão traga muitas reflexões e reafirme a importância do uso das plantas medicinais. Pois o uso correto, preparo adequado e na dose certa, elas são eficazes no tratamento de diversas condições de saúde. Além disso, o uso delas agora na pandemia pôde ser verificado como um aliado tanto na prevenção como tratamento de pessoas acometidas pelo SARS-CoV-2. Assim, a temática é de suma importância, pois os desafios clínicos contemporâneos estão sendo vivenciados, e essa prática milenar com o uso de plantas medicinais pode ser importante”, ressaltou a mediadora, Profa Regilene.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support