...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Setembro Amarelo na Uern Natal: Sexta das Ciências debate importância das relações humanas

No mês de combate ao suicídio, que é a bandeira da campanha nacional denominada “Setembro Amarelo”, o Projeto de Ensino Ciclo de Palestras em Ciência, Tecnologia e Sociedade Sexta das Ciências traz como tema do debate que promove mensalmente: “Boas Relações Humanas: O elixir da valorização da vida”.

“O papel fundamental das amizades nos diversos ambientes, para favorecer a saúde mental e a qualidade de vida. E como criar e manter uma boa rede de relações positivas e propositivas promove valorização interpessoal, longevidade e desenvolvimento coletivo nos aspectos emocionais, cognitivos e sociais. É isso que nosso debate pretende expor”,  conta o Prof. Dácio Michel, coordenador do projeto.

Participarão do debate, que será  transmitido ao vivo pelo Youtube Uern Natal, na próxima sexta-feira (23), às 16h, os professores do Departamento de Ciência da Religião da Uern Natal, João Bosco Filho (graduado em Enfermagem e Psicologia, mestre em Saúde Pública e doutor em Educação) e Rodson Ricardo Souza (graduado em Teologia e Sociologia, especialista em Neurociência e Acupuntura, mestre em Ciências Sociais e doutor em Educação, além de sacerdote anglicano) e o sacerdote presbiteriano José Romeu da Silva (graduado em Teologia e Direito, especialista em Teologia Sistemática e Ciências da Religião, mestre e doutorando em Direito Político), com mediação da chefe do Setor de Assistência ao Servidor da Diretoria de Desenvolvimento Organizacional – DDO/Progep/Uern, Bianca Valente de Medeiros (graduada em Psicologia com formação em Psicologia Clínica, especialista em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia Hospitalar e mestre em Gestão Estratégico de Pessoas).

“É como alegria que estaremos participando da edição do Sexta das Ciências, sendo a temática abordada de extrema relevância, em alusão ao Setembro Amarelo. Declaro que sou sempre a favor, de qualquer movimento que preza pela vida e a dignidade. Vivendo e gostando de viver. Convido a todas as pessoas a acompanhar”, conclamou o sacerdote Romeu.

“Abordarei a importância das relações interpessoais em diversos ambientes (trabalho, familiar, social, religioso, amoroso ou educacional) e a importância delas para a saúde mental sob a perspectiva da Teologia e das Ciências Humanas e Sociais”, adiantou o professor Rodson. “É uma condição da natureza humana. O ser humano é, em sua essência, um ser relacional. Portanto, quanto melhores e mais positivos forem os nossos relacionamentos interpessoais, maiores são as chances de construirmos conexões, que se tornam fatores de proteção da depressão e do suicídio. Acredito que as boas relações humanas são essenciais para a saúde. Diversos estudos comprovam que as pessoas que vivem isoladas apresentam menor expectativa de vida, adoecem mais, têm pior desempenho em provas cognitivas e relatam níveis mais baixos de felicidade. Precisamos de relações verdadeiras e isso também envolve fatores espirituais como empatia, respeito e gratidão”, completou.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support