...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Sessão solene homenageia personalidades acadêmicas em alusão aos 50 anos da UERN

Oportunidade, desenvolvimento, inclusão, formação. “São essas as palavras que devem vir à mente das pessoas quando se pensa em UERN”, destacou o reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto durante sessão solene em homenagem aos 50 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira, 20, no Palácio Rodolfo Fernandes, sede do Poder Legislativo.

Pedro Fernandes externou a satisfação em comemorar junto com a comunidade acadêmica e sociedade os 50 anos da Instituição. “Pensar em ensino superior em uma cidade no interior do Nordeste é muita ousadia. É um grande privilégio comemorar o jubileu de ouro da UERN com tantas conquistas e avanços”, enfatiza.

Em um país onde pouco mais de 15% tem ensino superior completo, a Universidade cumpre com seu papel de oferecer um ensino superior gratuito e de qualidade no interior do Brasil, sobretudo para a população com maior vulnerabilidade social. “Hoje, 89% dos nossos alunos estudaram toda a sua vida em escola pública”, exemplifica o reitor. O papel social da UERN, todavia, vai ainda mais além.

Em termos de educação, a Universidade tem forte impacto na Educação Básica do Estado, considerando que mais de 80% dos professores da região Oeste são formados pela UERN. “A educação é um investimento para o futuro. Não se formam profissionais de uma hora para outra. Ao longo de 50 anos, a UERN vem cumprindo o seu papel e contribuindo para transformar realidades. A UERN é a prova de que vale a pena lutar pela educação”, declara Pedro Fernandes.

Durante a solenidade, o reitor recebeu a Medalha do Mérito Administrativo Governador Dix-sept Rosado e a Medalha de Reconhecimento da CMM. A vice-reitora Fátima Raquel Rosado Morais recebeu também a Medalha de Reconhecimento. Ainda foram entregues comendas a personalidades com relevantes serviços em prol da Universidade.

Os ex-reitores Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas e José Walter da Fonseca, o professor aposentado Aldo Gondim Fernandes, ex-vice-reitor; o professor José Gildo Calado de Freitas foram alguns dos agraciados com comendas.

Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas foi agraciado com o Troféu Reitor Milton Marques de Medeiros, título recém-criado pela Casa. O ex-reitor foi representado por sua assessora particular, Lúcia Gurgel, que recebeu a honraria juntamente com Pe. Charles Lamartine, diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia.

De acordo com Pe. Charles Lamartine, Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas foi o grande protagonista no processo de estadualização da Universidade. “A Universidade tem valor inestimável para a população. A comenda é um reconhecimento à memória, à história e ao trabalho a favor da educação”, avalia o sacerdote.

O ex-reitor Genivan Josué Batista disse que a sessão solene é uma justa homenagem à Universidade. Ele avalia que nenhuma realização nos últimos anos foi tão grande quanto a UERN. “Nada se nivelou a importância da UERN”, declarou. Para o ex-reitor Walter Fonseca, a solenidade na CMM é a verbalização do reconhecimento da importância da Universidade.

A sessão solene da CMM em homenagem ao aniversário da UERN é realizada todos os anos. E em 2018 integra a programação comemorativa dos 50 anos da Instituição.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support