Servidores da UERN se capacitam em atos e processos administrativos

Nesta segunda-feira, 9, servidores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) compareceram ao auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) para se capacitarem com o curso de Instrução de Processos Administrativos e Documentos Oficiais.

Responsável pela qualificação, a advogada Ticiane Teixeira da Silva, diretora do Departamento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), falou sobre a procura por esse tipo de qualificação na Universidade.

“Atos e processos administrativos são as formas pelas quais a administração emite seus atos, toma decisões, enfim, toda a rotina administrativa se baseia em atos e processos administrativos. Então, para que o fluxo de trabalho dos servidores funcione é necessário que eles tenham essa base legal”, explicou.

A Técnica de Nível Superior (TNS) Georgia Freitas, secretária da PROGEP, participou da capacitação. De acordo com ela, a temática tratada é de suma importância para a UERN.

“De uma forma geral, acho que a equipe, como um todo, sente muita dificuldade na instrumentalização dos processos administrativos aqui dentro da Universidade. Existe um procedimento para lidar com os processos, mas ninguém sabe fazer isso, então cada um faz de uma forma diferente e isso acaba entravando nos setores quando o processo vai caminhar”, declarou. Por isso, para a técnica, o curso vai ajudar na melhoria do andamento desse serviço na instituição.

O curso foi organizado pelo Departamento de Desenvolvimento Organizacional (DDO) da PROGEP e tinha como objetivo instruir os servidores que trabalham com processos administrativos e tratar sobre os diferentes tipos de documentos oficiais e sua utilização.

Videoconferência permitiu participação de servidores de Assú e Caicó

Servidoras de Caicó assistem ao curso por webconferência

O curso desta segunda-feira, 9, inaugurou uma novidade nos ciclos de capacitação da UERN: a participação de servidores de outros campi por meio de webconferência. No total, dos 45 participantes da qualificação, 9 assistiram a aula utilizando a nova tecnologia. Foram beneficiados, nessa primeira etapa, técnicos dos campi avançados de Assú e Caicó.

“Qual é a nossa grande questão? É um anseio da PROGEP chegar aos campi com essas capacitações, sendo que a gente tem limitações que não nos permite chegar fisicamente, mas nós estamos tentando sanar isso usando a tecnologia, porque é uma coisa que os técnicos pedem muito”, comentou Jéssica Figueiredo, pró-reitora de Gestão de Pessoas.

A disponibilização dessa modernidade ocorreu graças à parceria da PROGEP com a Diretoria de Informatização (DINF), utilizando a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A RNP disponibiliza o sistema de conferência e o usuário recebe um convite por e-mail, com as informações sobre o curso.

É permitido a interação por mensagens escritas e faladas, a depender do equipamento utilizado.

“Você pode assistir de casa, do próprio celular. Então, a webconferência vai facilitar, porque você não necessariamente vai precisar de uma sala de videoconferência, você, na sua máquina, na sua estação de trabalho, pode assistir a sua aula”, destacou Thiago Carvalho, técnico de informática da DINF.