Servidora da UERN lança e-book “Michel Foucault: Reflexões acerca dos saberes”

A técnica-administrativa Aryanne Sérgia Queiroz de Oliveira, do Departamento de História do Campus Central, irá lançar, no dia 16 de maio, o e-book “Michel Foucault: Reflexões acerca dos saberes”. O livro será lançado durante o evento “A concepção de práticas sociais, poder e sexualidade em Foucault e Bourdieu”, que será realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.

A publicação é fruto da colaboração de pesquisadores de diferentes áreas, oriundos da UERN, UFRN, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

O objetivo principal do livro, que é prefaciado pela professora Lore Fortes, da UFRN, é possibilitar análises relativas às contribuições e campos de atuação de Michel Foucault, constituindo-se assim como um olhar prismático em volta de suas teorias e das linhas de pesquisa discursos, saberes e poderes e sujeitos e sexualidades.

Graduada em Direito pela UERN e mestra pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH), Aryanne tem como foco de suas pesquisas o estudo de temas sobre poder, gênero e sexualidade, os quais são debatidos na obra de Foucault.

“O livro nos permite contemplar textos que exploram as diferentes maneiras de ser dos indivíduos, imprimindo olhares sobre a homossexualidade, a transexualidade, a performance ou o gênero, muitas vezes considerados desviantes pelos saberes-poderes em vigor”, destaca a pesquisadora, que já ministrou, no Departamento de História, o minicurso sobre a publicação “História da Sexualidade – A vontade de Saber”uma das obras de Michel Foucault mais discutidas no campo da sexualidade.

A organização da publicação contou também com a participação de Lucas Súllivam Marques Leite, graduado em Filosofia pela UERN, e da servidora Lívia Brenda da Silva Barbosa, técnica especializada do Departamento de História do Campus Central.

O e-book está disponível na Plataforma ISSU e pode ser acessado neste link.