...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Servidora da UERN lança e-book “Michel Foucault: Reflexões acerca dos saberes”

A técnica-administrativa Aryanne Sérgia Queiroz de Oliveira, do Departamento de História do Campus Central, irá lançar, no dia 16 de maio, o e-book “Michel Foucault: Reflexões acerca dos saberes”. O livro será lançado durante o evento “A concepção de práticas sociais, poder e sexualidade em Foucault e Bourdieu”, que será realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.

A publicação é fruto da colaboração de pesquisadores de diferentes áreas, oriundos da UERN, UFRN, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

O objetivo principal do livro, que é prefaciado pela professora Lore Fortes, da UFRN, é possibilitar análises relativas às contribuições e campos de atuação de Michel Foucault, constituindo-se assim como um olhar prismático em volta de suas teorias e das linhas de pesquisa discursos, saberes e poderes e sujeitos e sexualidades.

Graduada em Direito pela UERN e mestra pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH), Aryanne tem como foco de suas pesquisas o estudo de temas sobre poder, gênero e sexualidade, os quais são debatidos na obra de Foucault.

“O livro nos permite contemplar textos que exploram as diferentes maneiras de ser dos indivíduos, imprimindo olhares sobre a homossexualidade, a transexualidade, a performance ou o gênero, muitas vezes considerados desviantes pelos saberes-poderes em vigor”, destaca a pesquisadora, que já ministrou, no Departamento de História, o minicurso sobre a publicação “História da Sexualidade – A vontade de Saber”uma das obras de Michel Foucault mais discutidas no campo da sexualidade.

A organização da publicação contou também com a participação de Lucas Súllivam Marques Leite, graduado em Filosofia pela UERN, e da servidora Lívia Brenda da Silva Barbosa, técnica especializada do Departamento de História do Campus Central.

O e-book está disponível na Plataforma ISSU e pode ser acessado neste link.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support