...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Serviço de Verificação de Óbitos amplia número de procedimentos

Criado em 2016 e responsável por analisar as causas de mortes naturais registradas em Mossoró e diversos outros municípios, o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) tem ampliado a cada ano o número de procedimentos realizados e possibilitado um estudo mais preciso da saúde pública no Estado.

De janeiro a outubro deste ano, o equipamento, que está instalado na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN), realizou 206 procedimentos. O dado ultrapassa em 29% o total de 160 análises realizadas em todo o ano de 2018.

O SVO é fruto de uma parceria entre a UERN, a Prefeitura de Mossoró e o Ministério da Saúde e atende mais de 60 cidades. Neste ano, os principais municípios atendidos foram Mossoró, Assú, Baraúna, Governador Dix-Sept Rosado e Macau.

Para o diretor da FACS, professor Fausto Guzen, a ampliação do número de procedimentos se deve sobretudo ao reconhecimento da qualidade dos serviços oferecidos pelo equipamento, o qual tem sido cada vez mais requisitado e possui um impacto fundamental na elaboração e execução de medidas voltadas à saúde por parte da gestão municipal.

É através das análises do SVO, explica o diretor, que o Município pode ter uma análise mais precisa de questões relacionadas a saúde pública, o que permite, por exemplo, investigar possíveis surtos de doenças e traçar estratégias para combatê-los de forma mais eficiente.

“E esse aumento do número de procedimentos mostra a qualidade do trabalho que SVO tem desempenhado”, destaca o professor.

Conforme o diretor do SVO, Messias Câmara, a análise dos dados registrados no Serviço permite não apenas a identificação de surtos, mas também diversos estudos ligados à ocorrência de mortes naturais.

Através da observação dos registros realizados a cada mês, exemplifica, é possível ter uma ideia dos períodos em que determinadas doenças ou males se tornam mais comuns. “Você pode ver como algumas datas, como o Natal e o Dia das Mães, podem ter uma influência no número de óbitos. E esse é só um exemplo”, ilustra.

O diretor também destaca a importância do equipamento, ao esclarecer a causa das mortes, para a família dos falecidos. Saber os motivos que levaram ao óbito, salienta, elimina as dúvidas e alivia a dor de parentes e amigos.

Fortalecimento do ensino

Além do impacto nos estudos e decisões tomadas pelo Município e do alento às famílias, a relevância do SVO também se evidencia na contribuição ao ensino da Medicina. O SVO também é utilizado por alunos do Curso de Medicina da UERN, que têm a possibilidade de adquirir, ainda na faculdade, o conhecimento que advém da prática.

Segundo o aluno Jofranklin Andrade, do nono período do Curso de Medicina da UERN, além do aprendizado relacionado ao estudo das doenças, os discentes também aprendem sobre aspectos ligados à documentação e registro dos óbitos.

“Além de aprender sobre as diferentes fases das doenças e como realizar as análises, a gente aprende por exemplo a elaborar laudos e declarações de óbito da melhor forma, o que também é muito importante”, enfatiza.

Atendimentos realizados pelo SVO a cada ano:

2016 – 34
2017 – 80
2018 – 160
2019 – 206*
*Até 31 de outubro

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support