...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Serviço de Verificação de Óbito será inaugurado dia 24

A Prefeitura Municipal de Mossoró e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) preparam a abertura do Serviço de Verificação de Óbito (SVO). A inauguração se dará no dia 24 de maio, na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), situada no bairro Aeroporto.

O SVO investigará causas de óbitos desconhecidas, mal definidas ou sem assistência médica. Essa investigação, além de facilitar a emissão de declaração de causas de mortes, também intensificará o trabalho em torno do quadro epidemiológico do município. É que o conhecimento das causas de mortes, hoje tidas como desconhecidas, fará com que o município possa tomar medidas mais eficazes na prevenção e no combate às doenças.

O serviço funcionará nas instalações da FACS e também será um importante equipamento para colaboração didática e científica da comunidade acadêmica da UERN. O recebimento dos óbitos se dará no horário das 8h às 12h. A estrutura contará com 10 técnicos de necropsia, quatro patologistas, 1 histopatologista, 2 assistentes sociais, 2 auxiliares de gestão e 2 diretores.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, o SVO poderá receber óbitos de mais de 60 municípios do RN. “A Prefeitura custeará a folha de pagamento dos profissionais e aquisição de insumos; a UERN entra com a cessão do espaço e de alguns equipamentos, e o Ministério da Saúde com auxílio no custeio mensal”, explica.

Ainda de acordo com a secretária, o novo serviço será um salto importante para a saúde pública municipal. “O equipamento irá nos trazer informações confiáveis sobre as causas de mortes e fortalecerá nossas estatísticas de saúde, que terão dados mais concretos para trabalhar a prevenção e o combate às doenças”, relata, destacando que mortes violentas ou suspeitas continuarão com o Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN (ITEP).

Para o reitor Pedro Fernandes, é mais um serviço que a UERN presta à comunidade mossoroense e potiguar. “É o segundo do Estado. Somente Natal tem Serviço de Verificação de Óbitos e isso já dá a dimensão desse equipamento para o interior”, pontuou, ressaltando que a Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) oferta outro atendimento à população de Mossoró e de outros 14 municípios na área de saúde que é o ambulatorial. São cerca de 20 especialidades médicas.

A solenidade de inauguração do SVO contará com a presença do prefeito Francisco José Júnior, da secretária de Saúde, Leodise Cruz, do reitor da UERN, Pedro Fernandes, e de diversas autoridades da Universidade e do Município. O evento de abertura está previsto para ser iniciado às 16h, na estrutura já equipada para receber o SVO, nas instalações da FACS.

Com informações da SECOM/PMM e AGECOM/UERN

Fotos: SECOM/PMM

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support