Série produzida pela UERN TV estreia no Canal Futura em fevereiro

Estreia dia 6 de fevereiro, para todo o Brasil, a série de quatro episódios “Eu quero é frevo”, uma parceria do Canal Futura, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Canal 2 Produções. O programa será exibido no Canal Futura e conta um pouco da história desse ritmo tradicional pernambucano. A estreia contará com um lançamento no Paço do Frevo, em Recife/PE, onde estarão representantes das entidades parceiras.

Esta é a terceira produção da UERN TV, em parceria com o Canal Futura, que terá exibição nacional. O programa é dirigido e apresentado pelo diretor da UERN TV e professor do Departamento de Comunicação Social (DECOM/UERN), Fabiano Morais. Participaram também da produção os estudantes da UERN, Felipe Freitas e Elias Filho; e os estudantes da Unicap/PE, Sharon Baptista, Roberta Salles e Matheus Rocha. As imagens são da Canal 2 Produções e do estudante Felipe Freitas. A responsável pela edição é Marbenes Maia, técnica de audivisual da UERN. Já o encarregado pelas vinhetas é o estudante da UERN, Alan Gonçalves.

A série “Eu quero é Frevo” faz uma viagem pelo universo musical e histórico desse ritmo de origem pernambucana, abordando o surgimento e o desenvolvimento do frevo até os dias de hoje. O primeiro episódio é dedicado à história do ritmo. No segundo programa, são mostrados os tipos de frevo e dança. Os artistas deste ritmo, de diferentes gerações, ganham destaque no terceiro episódio. Encerrando a série, o programa traz os blocos carnavalescos que fizeram e fazem história em Pernambuco.

Para o diretor do projeto e coordenador da UERN TV, Fabiano Morais, a série é mais uma contribuição social que a universidade presta à sociedade. “Não somente à (sociedade) potiguar, mas através deste trabalho pessoas de todo o Brasil poderão conhecer um pouco mais desta manifestação cultural tão importante na história do Nordeste”, explica. Ele e a equipe passaram sete dias gravando em Recife para que o projeto fosse possível. De caráter extensionista, a UERN TV já envolveu mais de 40 estudantes do curso de Comunicação Social em atividades de pauta, produção e edição de reportagens e programas informativos. Atualmente, a programação pode ser conferida no Canal 21 da TV Cabo Mossoró (TCM) ou pelo Youtube (www.youtube.com/uerntv).

O chefe do Departamento de Comunicação Social (DECOM/UERN), Esdras Marchezan, ressalta a experiência promovida aos estudantes que participam de um projeto como este, assim como a dimensão que o trabalho passa a ter a partir do momento em que é exibido para todo o território nacional. “Através da UERN TV, o trabalho de nossos estudantes tem alcançado muitos lugares e isto tudo se traduz em mais experiência, mais engajamento no curso e, consequentemente, mais preparação para enfrentar os desafios no campo profissional”, comenta.

Confira aqui a chamada do programa veiculada no Canal Futura.