...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Série produzida pela UERN TV estreia em outubro na Globoplay e Canal Futura

Mostrar ao Brasil a riqueza cultural nordestina por meio dos poetas populares. Esse é um dos objetivos da série audiovisual “Sou Poesia Popular”, que estreia em 31 de outubro, para todo o Brasil, no Canal Futura e na plataforma de streaming GloboPlay. A série é uma produção do Canal Futura com a UERN TV – TV experimental da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A direção é do jornalista, professor e coordenador da UERN TV, Fabiano Morais, e a filmagem e edição é do cinegrafista Adriano Pinheiro. A cientista social e professora da universidade, Karla Araújo, e o estudante do curso de jornalismo e estagiário da UERN TV, Leonardo Moura, o “Léo da Bodega”, também integram a equipe da série.

Com gravações realizadas em Mossoró (RN), Apodi (RN), Pau dos Ferros (RN), São José do Egito (PE), Tabira (PE) e Itapetim (PE), a série tem quatro episódios, contando com entrevistas de poetas, músicos e repentistas que mantêm a tradição viva por meio do cordel, poesia, repente e música. De Antônio Francisco, de Mossoró, a Leonardo Bastião, de Itapetim, a série passeia por diferentes caminhos mostrando um país e a cultura de seu povo, pela poesia popular.

“É uma alegria imensa saber que um trabalho produzido pela UERN TV, com nossos professores, técnicos e estudantes, será visto por todo o Brasil e até no exterior, tendo como telas de projeção o Canal Futura e a GloboPlay. A parceria da UERN com o Canal Futura tem sido muito importante para a difusão cultural e educativa”, comenta a reitora da UERN, Cicília Maia. Já são pelo menos sete produções realizadas pela UERN TV, em parceria com o Canal Futura.

Acácio Jacinto, da Fundação Roberto Marinho, ressalta que parcerias com universidades como a Uern têm sido extremamente positivas, quanto ao fomento da produção audiovisual sobre educação, cultura e cidadania no país. “O Canal Futura tem uma missão importante com os valores educacionais e culturais para o País. Parcerias como a que temos com a Uern são fundamentais para que possamos construir projetos que levem cultura, educação e cidadania a mais brasileiros”, disse.

Apaixonado pela cultura nordestina, Fabiano Morais, diretor da série, conta que as gravações mostraram ainda mais a força da beleza e diversidade da poesia popular. “Estar no berço da poesia popular foi uma experiência incrível. O sertão do Pajeú, em Pernambuco, respira arte. Mossoró, Apodi e Pau dos Ferros também têm grandes artistas. Toda essa junção permitiu conteúdo de qualidade e que o Brasil, com certeza, vai gostar”.

Lançamento
A série estreia no Canal Futura e na GloboPlay no dia 31 de outubro, mas a UERN vai realizar uma pré-estreia, no dia 29 de outubro, em solenidade especial no Teatro Lauro Monte Filho, para convidados. A atividade conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da universidade (PROEX/UERN). “Vamos reunir convidados para mostrar a série e falar um pouco sobre os bastidores da produção. Teremos a presença de alguns dos poetas que fazem parte do projeto, e uma apresentação musical. Será uma noite muito bonita, pode ter certeza”, explica o pró-reitor de extensão, Esdras Marchezan.

Para quem quiser acompanhar mais informações sobre a série “Sou Poesia Popular”, acompanhe as contas @souopoesiapopular e @canalfutura, no Instagram.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support