Série produzida pela UERN TV estreia em outubro na Globoplay e Canal Futura

Mostrar ao Brasil a riqueza cultural nordestina por meio dos poetas populares. Esse é um dos objetivos da série audiovisual “Sou Poesia Popular”, que estreia em 31 de outubro, para todo o Brasil, no Canal Futura e na plataforma de streaming GloboPlay. A série é uma produção do Canal Futura com a UERN TV – TV experimental da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A direção é do jornalista, professor e coordenador da UERN TV, Fabiano Morais, e a filmagem e edição é do cinegrafista Adriano Pinheiro. A cientista social e professora da universidade, Karla Araújo, e o estudante do curso de jornalismo e estagiário da UERN TV, Leonardo Moura, o “Léo da Bodega”, também integram a equipe da série.

Com gravações realizadas em Mossoró (RN), Apodi (RN), Pau dos Ferros (RN), São José do Egito (PE), Tabira (PE) e Itapetim (PE), a série tem quatro episódios, contando com entrevistas de poetas, músicos e repentistas que mantêm a tradição viva por meio do cordel, poesia, repente e música. De Antônio Francisco, de Mossoró, a Leonardo Bastião, de Itapetim, a série passeia por diferentes caminhos mostrando um país e a cultura de seu povo, pela poesia popular.

“É uma alegria imensa saber que um trabalho produzido pela UERN TV, com nossos professores, técnicos e estudantes, será visto por todo o Brasil e até no exterior, tendo como telas de projeção o Canal Futura e a GloboPlay. A parceria da UERN com o Canal Futura tem sido muito importante para a difusão cultural e educativa”, comenta a reitora da UERN, Cicília Maia. Já são pelo menos sete produções realizadas pela UERN TV, em parceria com o Canal Futura.

Acácio Jacinto, da Fundação Roberto Marinho, ressalta que parcerias com universidades como a Uern têm sido extremamente positivas, quanto ao fomento da produção audiovisual sobre educação, cultura e cidadania no país. “O Canal Futura tem uma missão importante com os valores educacionais e culturais para o País. Parcerias como a que temos com a Uern são fundamentais para que possamos construir projetos que levem cultura, educação e cidadania a mais brasileiros”, disse.

Apaixonado pela cultura nordestina, Fabiano Morais, diretor da série, conta que as gravações mostraram ainda mais a força da beleza e diversidade da poesia popular. “Estar no berço da poesia popular foi uma experiência incrível. O sertão do Pajeú, em Pernambuco, respira arte. Mossoró, Apodi e Pau dos Ferros também têm grandes artistas. Toda essa junção permitiu conteúdo de qualidade e que o Brasil, com certeza, vai gostar”.

Lançamento
A série estreia no Canal Futura e na GloboPlay no dia 31 de outubro, mas a UERN vai realizar uma pré-estreia, no dia 29 de outubro, em solenidade especial no Teatro Lauro Monte Filho, para convidados. A atividade conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da universidade (PROEX/UERN). “Vamos reunir convidados para mostrar a série e falar um pouco sobre os bastidores da produção. Teremos a presença de alguns dos poetas que fazem parte do projeto, e uma apresentação musical. Será uma noite muito bonita, pode ter certeza”, explica o pró-reitor de extensão, Esdras Marchezan.

Para quem quiser acompanhar mais informações sobre a série “Sou Poesia Popular”, acompanhe as contas @souopoesiapopular e @canalfutura, no Instagram.