Seminário Regional amplia discussões sobre a Educação e Inclusão Escolar

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é uma das instituições parceiras do “I Seminário Regional sobre Educação e Inclusão Escolar: Formação, Linguagens e Práticas em Diálogo”, uma iniciativa da Faculdade Diocesana de Mossoró e Colégio Diocesano Santa Luzia.

O reitor Pedro Fernandes prestigiou a abertura do evento na noite de quinta-feira (05). A solenidade foi presidida pelos padres Sátiro Cavalcante Dantas e Charles Lamartine e contou com a presença de várias autoridades.

“A UERN tem buscado cumprir seu papel na inclusão. Desde 2013, quando iniciamos a nossa gestão, encontramos na professora Ana Lúcia Aguiar o entusiasmo para trabalhar esse tema. Como professor, todas as minhas pesquisas na área de Informática contemplam aspectos da inclusão”, afirmou o Reitor Pedro Fernandes, ressaltando que a UERN já conta com o sistema de cotas que reseva 50% das vagas para estudantes da rede pública, além disso, há também a Lei Estadual Nº 9.696 de 2013, que reserva de 5% das vagas para pessoas com necessidades especiais.

O padre Sátiro Cavalcanti Dantas lembrou a importância da criação de leis na área da inclusão, mas destacou que a principal barreira a ser quebrada é a do preconceito. O padre Charles Lamartine também ressaltou as conquistas legais. “Este momento é de amplo aprendizado, já temos avanços na legislação, mas a grande revolução que precisamos é de conscientização”, afirmou padre Charles.

A quebra das barreiras atitudinais foi o destaque da fala da professora Ana Lúcia Aguiar, diretora de Políticas e Ações Inclusivas da UERN, que chegou a se emocionar ao falar sobre o trabalho na área da inclusão.

Ana Lúcia informa que as inscrições de trabalhos para o II Seminário Potiguar: Educação, Diversidade e Acessibilidade foram prorrogadas até o dia 20 de novembro. As inscrições para participantes podem ser feitas até o início do evento que será realizado de 09 a 11 de dezembro.

A solenidade contou também com as falas do reitor da UFERSA, Arimateia Matos, professora Ady Canário (UFERSA) e o ex-aluno e pai de aluno do Diocesano, Marlos Luiz. A programação de abertura teve ainda a palestra sobre Educação Inclusiva, proferida pelo professor Me. José Pacheco, Fundador da Escola da Ponte.

EVENTO – O Seminário tem o objetivo propiciar um espaço de reflexão, difusão de conhecimento e troca de experiências a respeito da Educação Inclusiva, a programação do seminário segue até sábado (07).