Seminário exibe curtas-metragens

Alunos da disciplina Literatura e Infância, do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), realizaram na noite desta quarta-feira um seminário com apresentações de curtas-metragens inspirados nos contos de fadas.

A disciplina é ministrada pela professora Dra. Verônica Pontes. O foco é preparar os futuros pedagogos para a realização de atividades lúdicas em sala de aula. “Estamos resgatando os clássicos da literatura, incentivando para que as crianças se interessem pela leitura literária”, frisou.

Foram exibidos curtas-metragens baseados em Branca de Neve, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida e a Bela e a Fera. “Os trabalhos foram feitos com a ajuda da professora Regina Santos, que é professora de tecnologia. O trabalho foi feito com fantoches, dedoches e em formato de radionovela”, explicou.

Com duração média de 20 minutos, os vídeos devem ser exibidos nas escolas da rede pública. “A gente vai tentar levar isso para as escolas da educação infantil”, acrescentou.

O trabalho lúdico foi elogiado pelo alunos. “Além de contribuir bastante para nós, futuros professores, acrescenta demais para o nosso conhecimento pessoal a partir da psicanálise dos contos de fadas que nos abre novos horizontes na literatura infantil”, declarou Edcarla Eduarda do 6° período de Pedagogia.