Seminário e Simpósio tem início no VillaOeste

Com um público de 1.200 pessoas e 400 trabalhos inscritos, teve início ontem no auditório do Hotel VillaOeste, o III Seminário Nacional do Ensino Médio – SENACEM, sediado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da sua Faculdade de Educação (FE). A abertura do evento se deu com a palavra da professora Dra. Fátima Araújo, Pró-Reitora Adjunta de Ensino de Graduação da UERN, que substituiu o Reitor prof. Dr. Pedro Fernandes. Ela disse em sua fala que a Instituição vive um momento de efervescência no ensino da pós-graduação, referindo-se aos 10 cursos de mestrado hoje existentes da Universidade.

O evento também teve a participação do Mestrado em Educação da UERN, Programa de Pós-graduação em Educação (PosEduc) e ainda da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC), Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), dos Programas de Pós-Graduação das Universidades Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ceará (UFC), e do Rio de Janeiro (UFRJ).

O SENACEM, que nesta terceira edição teve como temática principal: Currículos, Aprendizagem e Saberes, foi financiado com recursos do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN), dois órgãos federais e um estadual, que apoiam a realização de pesquisas e eventos nas instituições de ensino superior.

Paralelo ao SENACEM também acontece o III Simpósio de Pós-Graduação em Educação da UERN e os dois eventos tem o objetivo de discutir as políticas educacionais voltadas para o Ensino Médio e para a Pós-Graduação Stricto Sensu, considerando o cenário atual do Estado Brasileiro. Tanto o Ensino Médio como a Pós-Graduação passam por reetruturações e adaptações no contexto da escola e da universidade e são essas políticas que estão sendo debatidas e aprofundadas.

O primeiro palestrante do evento foi o professor Dr. Bernard Charlot, da Universidade Paris 8 e Universidade Federalde Sergipe, que falou sobre o tema: “Saber e relação com o saber na Educação: um desafio para o Brasil”. Os trabalhos continuam nas dependências do Campus Central da UERN até o dia 29 de novembro, com mesas redondas, sessões coordenadas e grupos de discussões, além da apresentaç]ão dos trabalhos inscritos. Também estão previstos os lançamentos de vários livros, inclusive dois do palestrante principal.

PROGRAMAÇÃO