...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

SEMINÁRIO DISCUTIRÁ AS POLÍTICAS DO MEC PARA O ENSINO MÉDIO E SEUS REFLEXOS NA ESCOLA

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(UERN) sediará no período de 23 a 25 de novembro o 1º Seminário Nacional do Ensino Médio: História, Mobilização, Perspectivas (SENACEM 2011). O encontro vai discutir as políticas governamentais do Ministério da Educação e das Secretarias Estaduais de Educação para o Ensino Médio e as incorporações, adaptações e resistências encontradas nas escolas. A participação da UERN será através da Faculdade de Educação, do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação, com apoio da PROPEG, PROEG e PROEX. 
O evento é destinado a estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, professores universitários, professores da rede estadual de ensino, gestores das escolas de ensino médio e das Secretarias Estaduais de Educação e aos demais interessados em debater a temática. Para ampliar a possibilidade do debate, os organizadores terão os Grupos de Discussão (GD) para apresentação de Comunicação Oral, direcionados para professores, para alunos da graduação e para alunos da pós-graduação e Minicursos destinados a todos os interessados.
O encontro envolve alunos do PET Pedagogia, do PET Ciências Sociais, do LEFREIRE, do PIBID UERN e graduandos de diversos cursos da UERN. Na realização do seminário se encontram o IFRN, a UFERSA, a UFAL e a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, através da 12ª DIRED, com sede em Mossoró.
O seminário vai divulgar também, os resultados de pesquisas sobre as políticas governamentais para o Ensino Médio, desenvolvidas em universidade brasileiras, que envolvam professores e técnicos das Secretarias Estaduais de Educação no debate sobre a qualidade do ensino. E possibilitar o intercâmbio entre pesquisadores e instituições que debatem as políticas e gestão do Ensino Médio e entre gestores estaduais, professores e gestores escolares.
O SENACEM 2011 é, portanto, momento de aglutinar pesquisadores de diversas trajetórias acadêmicas, predominantemente do Nordeste, mas com trânsito intelectual pelas diversas regiões brasileiras, tendo como foco a necessária relação com o cotidiano escolar e com os docentes que ali atuam.

FOCO PRINCIPAL – Os trabalhos estarão voltados para a discussão das políticas governamentais do Ministério da Educação para o Ensino Médio e seus reflexos na escola, enfatizando as pesquisas desenvolvidas nas escolas públicas de Ensino Médio do Oeste Potiguar, através do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES), da Faculdade de Educação (FE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e as pesquisas realizadas em outras universidades do Nordeste como a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
MAIORES INFORMAÇÕES: http://propeg.uern.br/senacem
Contato: senacem2011@gmail.com

Profº Dr. Jean Mac Cole Tavares Santos
Faculdade de Educação – UERN
Tutor do PET Pedagogia
Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Estado e Sociedade – GEPEES
Grupo de Leitura e Pesquisa em Paulo Freire e Educação Popular – LEFREIRE
maccolle@pq.cnpq.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support