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Seminário discute novos contratos para fortalecimento e integração entre ensino, serviços e comunidade

Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) para o fortalecimento da integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) é o principal tema do Seminário que a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) promovem, na manhã desta quinta-feira (22), no auditório da Faculdade de Ciências Saúde (FACS).

Participam do encontro secretários municipais de saúde da 2ª região de saúde com sede em Mossoró; 6ª região de saúde, em Pau dos Ferros e 8ª região em Assú; diretores de unidades hospitalares; profissionais de saúde e técnicos da II Ursap.

A coordenadora da Comissão de Residência Médica, da FACS/UERN, Profa. Dra. Andrea Taborda Ribas Cunha, disse que o encontro, que está sendo promovido pela Prefeitura de Mossoró com o apoio da UERN,  trata sobre Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) para o fortalecimento da integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Lembra que na condição de palestrante fez uma exposição sobre o que são estes contratos, mas o principal objetivo do encontro é reunir todas as instituições de ensino da região para que se possa contratualizar com o município sobre quais são as atribuições de cada um.

No Seminário será discutida as diretrizes para a celebração dos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) para o fortalecimento da integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) estabelecidas na Portaria Interministerial nº 1.124, de 4 de agosto de 2015. Os Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) têm como objetivos: garantir o acesso a todos os estabelecimentos de saúde sob a responsabilidade do gestor da área de saúde como cenário de práticas para a formação no âmbito da graduação e da residência em saúde; e estabelecer atribuições das partes relacionadas ao funcionamento da integração ensino-serviço-comunidade.

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