Seminário discute formação de professores de Sociologia para a Educação Básica

Com o tema “Epistemologia e Cidadania: o Ensino da Sociologia na Educação Básica” será realizado no período de 28 a 31 de maio, o 1º Seminário Estadual de Formação de Professores de Sociologia para a Educação Básica (SESEB).

O evento, organizado pelo Departamento de Ciências Sociais e Política, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DCSP/UERN), objetiva promover espaços de reflexão e debate sobre a Sociologia na Educação Básica no âmbito da formação universitária e nos campos de atuação profissional e proporcionar diálogos sobre as práticas docentes no Rio Grande do Norte na área de Sociologia, apresentando propostas curriculares e estratégias metodológicas.

O I SESEB será realizado no Campus Central da UERN, tendo como público-alvo os alunos de graduação e de pós-graduação, professores/pesquisadores, profissionais da Educação Básica, profissionais das Diretorias Regionais de Educação e outros interessados pela temática.

A conferência de abertura, que reflete o tema central do SESEB: “Epistemologia e Cidadania: o Ensino da Sociologia na Educação Básica”, será ministrada pela Profª Dra. Elizabeth Fonseca Guimarães (UFU), às 19h30, no Auditório da FAFIC.

OFICINAS – Serão oferecidas cinco oficinas: Sociologia no Ensino Médio: Dificuldades Didáticas x Experiências Positivas; Trabalhar Sociologia no Ensino Médio: Estratégias Metodológicas e Avaliativas; A Música como Ferramenta Pedagógica de Ensino da Sociologia no Nível Médio, O Diálogo entre Cinema e Educação; e Utilização racional dos recursos: Reciclar, Reduzir, Reutilizar.

MINICURSOS – Durante o I SESEB, serão promovidos cinco minicursos: – Conceitos e Noções Fundamentais da Sociologia de Émile Durkheim; – Provocações Epistemológicas e Institucionais: Abordagem sobre o Debate da Sociologia no Ensino Médio; – Direitos Humanos: em Casa, na Rua e na Escola; – Ensino, Pesquisa e Cidadania na Sociologia; – História e Cultura Afro-Brasileira na Escola – LEI 10.639.

Para mais informações acesse o >> BLOG<< do evento.