Seminário discute assédio moral e sexual no ambiente de trabalho

O Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Mossoró(SECOM) promovem, nos dias 5 e 6 de junho, o Seminário Sobre Assédio Moral e Assédio sexual no Ambiente de Trabalho.

O Seminário será realizado nos dois dias a partir das 19h no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte. Os participantes receberão, ao final dos dois dias, certificado de participação de 8h aula. O objetivo principal é proporcionar uma reflexão crítica sobre o assédio sexual e moral na esfera do trabalho.

De acordo com a coordenação dos trabalhos, sob a responsabilidade da professora Dra. Fernanda Marques, “ao explorarmos este tema deparamo-nos com uma realidade na qual o medo se manifesta nos mais variados sujeitos envolvidos no processo – (os) as trabalhadores (as) de serem assediados (as); as vítimas e testemunhas, de serem demitidas ou sofrerem represálias no emprego; as empresas, de terem baixa na produtividade e das indenizações por danos morais, além dos escândalos envolvendo seu nome”. E indaga – Por que é importante trazermos para o debate o assédio sexual e o assédio moral praticados na esfera do trabalho? Resposta da Organização dos trabalhos – porque se trata de uma forma de violência que expõe as vítimas a vários tipos de sofrimentos, sejam de ordem física, psicológica ou moral, tais como: depressão, dores de cabeça, abatimento, irritabilidade, insônia, isolamento, perda de autoestima, dentre outros, se constituindo, portanto, num grave problema de saúde pública

1º DIA 05/06/2013 19h ÀS 22h

• Mesa de Abertura (Apresentação das entidades)

• O assédio sexual e o assédio moral em debate.

• Expositora: Maria Ilidiana Diniz, doutoranda em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e membro do Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir UERN.

• Aspectos Legais da Lei do assédio sexual e moral legislações brasileiras e os serviços públicos.

• Expositora: Fernanda Abreu, Advogada, mestranda em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professora da Faculdade de Direito da UERN.

2º DIA– 06/06/2013 19h ÀS 22h

O papel do Estado no enfrentamento do fenômeno do assédio moral e assédio sexual (MPT).

Representante do Ministério Público do Trabalho.

Antônio Gleydson Gadelha de Moura

METODOLOGIA –  O seminário será efetivado mediante exposições dialogadas do NEM e do Ministério Público do Trabalho.

MAIS INFORMAÇÕES:

Faculdade de Serviço Social-FASSO