...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Seminário debate inclusão e integração da pessoa idosa na sociedade

O Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre a Terceira Idade (NEPTI) da Faculdade de Serviço Social (FASSO), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), promoverá a quarta edição do Seminário sobre a Pessoa Idosa. O evento ocorrerá entre os dias 19 e 20 de junho, no Campus Central.

De acordo com a organização, o evento propõe-se a problematizar a inclusão da(o) idosa(o) na sociedade contemporânea, discutindo a participação da pessoa idosa na comunidade, a partir das instituições que, em suas atividades, visam a integração dessas pessoas na sociedade.

A programação tem início na terça-feira, 19, às 14h com o credenciamento, seguido da apresentação de trabalhos sobre o tema do seminário. À noite, a partir das 18h, haverá um momento cultural e mesa-redonda sobre “Envelhecimento e o direito de convivência em sociedade”.

No dia seguinte, a programação continua a partir das 7h40, com um momento cultural e uma conferência sobre “A pessoa idosa em pauta”. À tarde, terá mesa-redonda: “Conscientização do combate a violência contra a pessoa idosa”.

A programação é voltada para a comunidade em geral. Os interessados podem se inscrever no formulário disponibilizado no blog do NEPTI até o dia 17 de junho, ou presencialmente no dia do evento.

A última edição do Seminário sobre a Pessoa Idosa ocorreu em 2016, com o tema “Política do(a) idoso(a) e Serviço Social: desafios e possibilidades”, abordando aspectos referentes aos direitos sociais das pessoas idosas e as normatizações que os regem, como o Estatuto da(o) Idosa(o) (Lei nº 10. 741/2003) e a Política Nacional da(o) Idosa(o) (Lei nº 8.842/1994). Além dessa discussão, foi debatido a importância da(o) assistente social na viabilização do usufruto dos direitos sociais para as idosas(os).

O Seminário sobre a Pessoa Idosa tem o intuito de dar continuidade a essa discussão. A comissão organizadora do evento deste ano é composta pelas professoras doutoras: Suzaneide Ferreira, Gilcélia Gois, coordenadora do NEPTI; Maria do Socorro e Maria Ivonete Soares.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support