...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Seminário de Saúde discute o cuidado integral e o cenário brasileiro atual de perdas de direitos

A saúde pública, o cuidado integral e as perdas de direitos no cenário brasileiro atual serão temas discutidos durante o X Seminário de Cuidado em Saúde (SECUISA) realizado pela Faculdade de Enfermagem (FAEN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), nesta terça-feira, 10, e quarta-feira, 11, no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania.

O evento tem como objetivo discutir como o cuidado integral vai sendo um espaço de resistência do Sistema Único de Saúde (SUS), olhando especificamente para os grupos minoritários, que são grupos mais vulneráveis. Vários especialistas da UERN e de outras instituições foram convidados para debater as temáticas com os participantes.

“Esse ano trabalharemos com a saúde da população em situação de rua, saúde das mulheres encarceradas, saúde dos professores universitários, saúde da população idosa e a saúde dos pescadores e marisqueiras artesanais. Todos os temas vão tratar da crise que estamos vivendo no contexto atual de políticas públicas e destituição de direitos e cidadania a cada um desses grupos populacionais, como esses têm construído os movimentos de resistência e como esses movimentos são fortalecedores do SUS”, detalhou o Prof. Dr. Wanderley Fernandes da Silva, coordenador do Secuisa.

O evento se constitui numa atividade prática da disciplina Temas avançados em saúde coletiva, ofertada no 6º período do curso de Enfermagem. Antes do evento os estudantes vivenciaram mini-eventos (Quartas em Debate) e nestes aprofundaram as discussões dos temas em momentos extra-carga horária de sala. Quase 30 alunos estão participando da organização.

A programação será desenvolvida amanhã, 10, tarde e noite e na quarta-feira, 11, pela manhã e tarde. Confira nas imagens a seguir a programação detalhada:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support