...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Seminário de Enfermagem debate questões sobre a “Saúde das Mulheres Encarceradas”

Estudantes, professores e profissionais de enfermagem participaram do VIII Seminário de Cuidado em Saúde (SECUISA), realizado no auditório da Faculdade de Enfermagem (FAEN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A programação do evento ocorreu na quinta e sexta-feira, dias 5 e 6 de julho.

Na manhã desta sexta-feira, 6, o evento discutiu o tema “Saúde das Mulheres Encarceradas”, com a reitora em exercício da UERN e professora da FAEN, Fátima Raquel Rosado Morais. Durante a palestra, a professora enfatizou a necessidade de políticas públicas voltadas para as mulheres presidiárias, uma política que enxergue as mulheres como um todo.

“Mesmo com todos os avanços na legislação, não vemos um marco para a política para mulheres presidiárias”, observa a professora Fátima Raquel. Ela destacou a necessidade de ações que não vejam a mulher somente como reprodutora, de uma política de saúde humanizada que preze pela qualidade no atendimento, que considere todas as questões sociais e psíquicas que envolvem a saúde da mulher.

Além da “Saúde das Mulheres Encarceradas”, também foram abordados durante o seminário temas relacionados ao Consultório da rua: população em situação de rua, Saúde da população negra enquanto população LGBT, Terapias complementares no cuidado à saúde: saberes da tradição X cuidado científico.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support