Semestre 2020.2 é aberto com palestra sobre avaliação da aprendizagem no ensino remoto

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) iniciou o Semestre Letivo 2020.2 nesta quarta-feira, 3 de fevereiro, com uma palestra on-line sobre “Avaliação da aprendizagem no ensino remoto: estratégias e protagonismo docente e discente”.

A palestra marcou a abertura da Semana Pedagógica e foi ministrada pelas professoras Mayra Ribeiro e Regina Young, com mediação do professor Esdras Marchezan e tradução em Libras pelos intérpretes Vanessa Leão e Cristiano Freitas, da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN).

Representando a reitora em exercício, Fátima Raquel Rosado Morais, a chefe de Gabinete, Cicília Maia, afirmou que esse momento é importante para refletir sobre o atual contexto, trocar experiências e planejar o semestre que se inicia da melhor forma possível, sempre buscando alternativas de forma empática.

A professora Mayra Ribeiro trouxe várias reflexões e referências sobre o processo de formação, aprendizagem e avaliação do ensino. “Não há transformação que não passe por uma mudança interior. Muitas vezes a gente deseja que nossos alunos sejam nossos espelhos, mas qual espaço para o lado criativo, para a escuta e a interpretação?”, afirmou Mayra, destacando que o aluno precisa atuar com protagonismo.

Para Mayra, muitas coisas serão ressignificadas quando for o momento seguro de retornar ao ensino presencial. “Muitas vezes eu terminava as aulas vendo minhas alunas com seus filhos no colo, em lares com barulhos… Em muitos momentos me senti tocada. Tudo isso é viver de forma experiencial”, afirmou Mayra.

A professora Regina Young assumiu a segunda parte da palestra e compartilhou de forma didática importantes pontos do ensino remoto, como dicas sobre as aulas síncronas, assíncronas e como envolver os alunos através de chat, possibilitando uma maior interação.

ASSISTA A PALESTRA:

Link: https://www.youtube.com/watch?v=DXnDE2wP2d8&t=4s

Com mais de 1.200 visualizações e 300 pessoas acompanhando a atividade até o fim, o chat foi muito participativo, com interações de pessoas de todos os campi e da comunidade externa, até mesmo de outros estados.

SEMANA PEDAGÓGICA E CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES

Inserida na programação da Semana Pedagógica, nesta quarta-feira, às 14h, está programada uma reunião com os chefes dos Departamentos, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), Assessoria de Avaliação Institucional (AAI) e Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN). A reunião será realizada pelo Google Meet.

A partir das 19h, a PROGEP oferta um curso pelo Capacitec. A capacitação “Planejamento e organização das atividades remotas no Google Classroom“ tem como facilitador o prof. Dr. Isaac de Lima Oliveira Filho, do Departamento de Informática (DI), da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT). Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeoYg8GiiKIJYO6v89_9pENPCgo0aLtkeePoHSKwgBXxGvkhQ/viewform?usp=sf_link.

Amanhã, também às 19h, a professora Ma. Amélia Carolina Lopes Fernandes, da Faculdade de Enfermagem (FAEN), ministra a capacitação “Aulas mais dinâmicas com o uso de ferramentas para engajamento discente”, a partir das 19h. Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSccOwf_QMjmy5LvXlTxeZ6Y0d_BFwphNqDglrze6udPja1yfg/viewform?usp=sf_link. Os cursos serão transmitidos pelo canal da Uern no YouTube.

Nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro, a programação será realizada pelos Departamentos Acadêmicos, com o planejamento de suas atividades.

CURSOS PARA ESTUDANTES E SEMINÁRIO DE AMBIENTAÇÃO ACADÊMICA

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) está programando para os dias 3, 4 e 5 de fevereiro uma capacitação para os alunos com o tema “Utilização da plataforma virtual do Google Classroom e demais ferramentas do GSuite“, nos turnos da manhã, tarde e noite, com 100 vagas por turma. As inscrições podem ser feitas nesse link: https://abre.ai/uernconectasegundosemestre.

No dia 8 de fevereiro, data que marca o início das aulas, será realizado o Seminário de Ambientação Acadêmica (SAMBA), às 19h, pelo YouTube da Uern. Neste ano, o Samba tem como tema “Carnaval responsa – vista sua melhor versão e fique em casa”.

Será realizada uma roda de conversa com o tema “Ensino remoto e saúde mental: faça parte do melhor bloco de carnaval!”, coordenada pela professora Isabel Amaral, da Faculdade de Enfermagem (FAEN), e tendo com convidados o psicólogo Felipe Santos da Silva e a psicóloga e terapeuta integrativa Jackeline de Freitas Costa.