...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Semana pela Vida das Mulheres da Uern inicia programação amanhã, 18

A Semana pela Vida das Mulheres da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e instituições parceiras terá início nesta sexta-feira, 18, e segue até o dia 09 de dezembro com uma programação envolvendo espetáculos teatrais, encontro, exposição, mesa-redonda, sarau e capacitação.

Em 17 de dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que 25 de novembro é o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, em alusão ao sacrifício de Las Mariposas. As irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), dominicanas que ficaram conhecidas como Las Mariposas e se opuseram à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo, sendo assassinadas em 25 de novembro de 1960.

O 25 de novembro também marca o pontapé inicial para os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que é uma campanha anual e internacional e se estende até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A violência contra mulheres, adolescentes e meninas tem sido uma pauta fundamental dos movimentos de mulheres nos últimos 30 anos. Apesar de avanços no campo da garantia de direitos e elaboração de legislações específicas, como a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio (nº 13.104/15), os dados alarmantes dimensionam o Brasil no 5° lugar no ranking internacional de feminicídios.

O estudo mais recente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública sobre feminicídios mostra que, em 2021, uma mulher foi assassinada, em média, a cada sete horas no país. Estima-se que uma em cada três mulheres têm vivenciado violência física e/ou sexual por parceiro íntimo ao longo da sua vida.

A subnotificação das violências é um problema frequente que incide na estimação do número real de casos e na formulação de políticas de enfrentamento e prevenção à questão. Ademais, há entraves quanto à identificação por parte das mulheres das violências sofridas e a constituição de denúncia junto a rede de atendimento às mulheres.

Para a professora Suamy Soares, coordenadora do Núcleo de Estudos sobre a Mulher (NEM) Simone de Beauvoir, “como campo de produção plural de saberes, a Universidade tem o relevante papel de incentivar a comunidade em geral a enfrentar as múltiplas formas de violência contra as mulheres e as desigualdades de gênero, seja fomentando projetos de pesquisa e extensão na área, possibilitando canais de diálogo com diversos setores da sociedade, efetivando capacitações/formações teórico-técnicas a entidades, coletivos, movimentos sociais e instituições, seja encorajando as mulheres em situação de violência a buscar ajuda rompendo o ciclo da violência dentro e fora do espaço acadêmico”.

Em consonância com a sua função social e a necessidade de consolidar as pautas nos campos da diversidade, atendimento às mulheres e à população negra e indígena, a Uern criou a Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DIAAD) que “tem por objetivo promover e concretizar políticas de promoção de igualdade e o reconhecimento das diferenças e diversidades no âmbito da Universidade.”

Participam da organização da Semana Pela Vida das Mulheres a Cia Bagana de Teatro, o Diretório Central dos e das Estudantes da Uern (DCE), o Nem, o Motim Feminista, o Movimento de Mulheres Campesinas (MMC), a Ouvidoria da Uern, a Comissão Permanente de Enfrentamento às Violências Contra as Mulheres e a Diaad.

Confira a programação:

  • 18 de novembro (18h), na Praça do bairro Pintos – Espetáculo Mulheres à vista (Cia Bagana de Teatro)
  • 21 de novembro (8h30), no Centro de Convivência da Uern Mossoró – Espetáculo Mulheres à vista (Cia Bagana de Teatro)
  • 24 de novembro (9h) – Encontro da Rede de Atendimento à mulher em situação de violência (Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher )
  • 25 de novembro (16h), na Praça do Pax – Exposição “Os passos interrompidos pelo feminicídio”
  • 25 de novembro (16h), de forma online – Mesa Redonda: O papel das Universidades no enfrentamento às violências contra as mulheres. Facilitadoras: professoras Dra. Fernanda Marques de Queiroz (NEM/UERN) e Dra. Ilidiana Diniz (Levante contra o Feminicídio no RN/UFERSA)
  • 25 de novembro (18h30), no Centro de Convivência da Uern Mossoró – Sarau pela vida das mulheres
  • 08 e 09 de dezembro – Capacitação dos vigilantes da Uern sobre a Lei Maria da Penha e o enfrentamento a violência contra as mulheres

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support