SEMANA DO MEIO AMBIENTE ACONTECE NA UNIVERSIDADE DE 03 A 05 DE JUNHO

O Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do Semiárido – CEMAD, promove de 03 a 05 de junho no auditório do Prodepe – Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, A Semana do Meio Ambiente, com a exibição de vídeos e debates.

A equipe do CEMAD fez uma seleção de vídeos sobre temas variados que abrangem todas as áreas de conhecimento, mas sempre com uma relação direta com o meio ambiente, para exibição nesse período nos turnos matutino (início às 8h30) e noturno (início às 20h30) e depois um amplo debate sobre o tema apresentado.

No dia 03 de junho serão apresentados os vídeos Litros de Luz e A história das coisas. O primeiro apresenta a invenção de uma lâmpada ecologicamente correta que não consume energia elétrica. O segundo faz um relato sobre o surgimento do consumismo como forma de impulsionar a economia mundial, mostrando os seus impactos sociais, econômicos e ambientais.

No dia 04 de junho será a vez da exibição do vídeo O mundo de Valentina, uma reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, que fala sobre os impactos provocados por um ser humano, antes mesmo dele nascer, fazendo uma relação direta sobre esse consumo e a degradação ambiental.

No último dia, 05 de junho, a Semana do Meio Ambiente apresenta o documentário O fazedor de montanhas, com intervenções do frei Leonardo Boff, sobre questões ambientais e sociais. A semana do meio ambiente sempre foi promovida pelo CEMAD com palestras sobre temas pontuais e agora a comissão organizadora resolveu inovar e promover a exibição de vídeos ao estilo cine clube, sempre acompanhada por um debate sobre o tema apresentado.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Dias 03,04 e 05 de junho

Local: Auditório do PRODEPE (ao lado do ginásio de esportes)
Horário: 8h30 e 20h30

Apresentação de vídeos, seguidos de debates.
Títulos a serem apresentados:

LITROS DE LUZ – Apresenta a invenção de uma lâmpada natural que utiliza a luz do sol. É ecológica e totalmente econômica.

O MUNDO DE VALENTINA – Reportagem da Rede Globo que calcula o consumo de uma pessoa antes mesmo dela nascer, fazendo uma relação com a degradação do planeta.

A HISTÓRIA DAS COISAS – Relato de uma pesquisadora mostrando em que momento histórico o homem passou a usar o consumismo para impulsionar a roda da economia, momento que mudou completamente a relação do homem com o planeta.

O FAZEDOR DE MONTANHAS – Documentário com intervenções do Frei Leonardo Boff sobre a questão ambiental.

Com informações do CEMAD

Mais esclarecimentos: