...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação prossegue até sexta-feira no Campus Central

Foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (15) a programação da VI Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no Campus Central. Nesta edição, o evento acontece de forma descentralizada, contemplando todos os Campi da UERN. A programação já aconteceu nos Campi de Natal e Assú, e permanece em Mossoró até a próxima sexta-feira (19).

A VI Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação tem como tema central “Ciência para a redução das desigualdades”, e compreende o XIV Salão de Iniciação Científica, o VII Encontro de Pós-Graduação; o VII Salão de Iniciação Científica do Ensino Médio; V Encontro de Gestão, Empreendedorismo e Inovação; o III Colóquio Temático das Unidades Acadêmicas da UERN e o IV Salão de Extensão.

Chefe de Gabinete da Reitoria, professor Zezineto Mendes abriu oficialmente a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação. Ele destacou a importância dos 50 anos da Instituição, afirmando que nesse período a Universidade contribuiu com a formação de mais de 42 mil profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento. “Esta semana que hoje nós estamos iniciando é mais uma demonstração desse papel que ela busca continuar, que é a transformação da vida das pessoas através da ciência, da tecnologia e da inovação, contribuindo de forma efetiva para a diminuição das desigualdades, tema central deste evento”.

Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, o professor Rodolfo Lopes afirmou que a UERN está inserida “É um momento de muita honra porque a UERN está inserida no calendário científico do País. Com a VI Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação, integramos a programação da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia”. Ele também falou sobre a importância do tema central do evento. “Mais do que um tema, é um convite aos segmentos da sociedade para que a produção do conhecimento científico tenha como propósito a transformação da realidade”.

O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN), professor João Maria de Lima, participou da solenidade de abertura. Ele falou sobre a importância da UERN para o desenvolvimento do Estado. “A UERN é o maior patrimônio do Rio Grande do Norte porque ela chega aonde muitas vezes o próprio Estado não consegue chegar. A UERN mostra que a ciência, a pesquisa e o desenvolvimento vão além da ‘Reta Tabajara’. Não tenho dúvidas em dizer que é a Universidade que mais contribui para o desenvolvimento da educação no Rio Grande do Norte, a que forma mais professores da rede básica, por exemplo”.

A Profª. Drª. Ana Cristina Brito Arcoverde proferiu palestra sobre o tema central da semana, “Ciência para a redução das desigualdades”. A professora expôs ideias sobre ciências,  apresentando algumas perspectivas sobre o papel da ciência. “Apresento ideias sobre ‘Ciências’, no plural, e o limite que ainda existe para a redução das desigualdades. Proponho não a redução, mas a superação das desigualdades através das ciências. Discutimos as desigualdades do ponto de vista de suas origens e como sendo um produto da sociedade capitalista dentro de uma perspectiva mais política”, explicou a palestrante.

A VI Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação é uma realização das Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG), de Ensino de Graduação (PROEG) e de Extensão (PROEX). Também participaram da solenidade de abertura a pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Francisca Ramos, e o pró-reitor de Extensão, professor Emanoel Márcio Nunes.

Fotos: Wilson Moreno

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support