...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Uern encerra nesta sexta-feira

Mais de três mil docentes e discentes participaram da X Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Uern (SCTI), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), que contou com ações presenciais e remotas nos seis campi da Instituição. A programação teve início no último dia 16 e encerra nesta sexta-feira, 25.

A palestra de encerramento da SCTI será nesta sexta-feira, 25, às 15h, com o tema “Cientistas e Estudantes em Missões Espaciais da Estação Habitat Marte”. O palestrante será o professor Júlio Francisco Dantas Rezende, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e a mediadora será a Profª. Me. Cíntia Sousa de Freitas. A atividade será transmitida pelo YouTube no canal Uern Oficial.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Ellany Gurgel, a décima edição da Semana foi um sucesso e atendeu todas as expectativas da organização. “Este ano voltamos as apresentações de trabalho totalmente ao presencial, com atividades em todos os campi. A semana envolveu alunos, professores e técnicos administrativos no debate sobre pesquisa e inovação”, avalia.

A programação da Semana englobou o XVIII Salão de Iniciação Científica, o XI Salão de Iniciação Científica do Ensino Médio, palestra e minicursos. O Salão PIBIC contou com a apresentação de 347 trabalhos de pesquisas desenvolvidos em todos os campi.

O estudante Gabriel Oliveira, do curso de Química, foi um dos que teve seu trabalho apresentado no salão. O estudo avalia o processo de recuperação de efluentes poluídos com remédios usados durante a pandemia. “A semana é um momento muito importante para divulgar os trabalhos produzidos na iniciação científica. São pesquisas de grande impacto, que refletem em melhorias para a sociedade”, diz.

A estudante Ana Beatriz, também autora da referida pesquisa, destacou que é gratificante desenvolver estudos que buscam pensar em soluções para questões da sociedade. Ela enfatizou que é muito importante este evento para compartilhar as pesquisas e estudos produzidos na academia.

A X Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Uern (SCTI) tem como tema “Bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”. Os melhores trabalhos de cada área de conhecimento será reconhecido posteriormente com o Prêmio Luiz Di Souza, homenagem ao professor e pesquisador que foi primeira vítima fatal da Covid 19 no Rio Grande do Norte.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support