Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Uern encerra nesta sexta-feira

Mais de três mil docentes e discentes participaram da X Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Uern (SCTI), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), que contou com ações presenciais e remotas nos seis campi da Instituição. A programação teve início no último dia 16 e encerra nesta sexta-feira, 25.

A palestra de encerramento da SCTI será nesta sexta-feira, 25, às 15h, com o tema “Cientistas e Estudantes em Missões Espaciais da Estação Habitat Marte”. O palestrante será o professor Júlio Francisco Dantas Rezende, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e a mediadora será a Profª. Me. Cíntia Sousa de Freitas. A atividade será transmitida pelo YouTube no canal Uern Oficial.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Ellany Gurgel, a décima edição da Semana foi um sucesso e atendeu todas as expectativas da organização. “Este ano voltamos as apresentações de trabalho totalmente ao presencial, com atividades em todos os campi. A semana envolveu alunos, professores e técnicos administrativos no debate sobre pesquisa e inovação”, avalia.

A programação da Semana englobou o XVIII Salão de Iniciação Científica, o XI Salão de Iniciação Científica do Ensino Médio, palestra e minicursos. O Salão PIBIC contou com a apresentação de 347 trabalhos de pesquisas desenvolvidos em todos os campi.

O estudante Gabriel Oliveira, do curso de Química, foi um dos que teve seu trabalho apresentado no salão. O estudo avalia o processo de recuperação de efluentes poluídos com remédios usados durante a pandemia. “A semana é um momento muito importante para divulgar os trabalhos produzidos na iniciação científica. São pesquisas de grande impacto, que refletem em melhorias para a sociedade”, diz.

A estudante Ana Beatriz, também autora da referida pesquisa, destacou que é gratificante desenvolver estudos que buscam pensar em soluções para questões da sociedade. Ela enfatizou que é muito importante este evento para compartilhar as pesquisas e estudos produzidos na academia.

A X Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Uern (SCTI) tem como tema “Bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”. Os melhores trabalhos de cada área de conhecimento será reconhecido posteriormente com o Prêmio Luiz Di Souza, homenagem ao professor e pesquisador que foi primeira vítima fatal da Covid 19 no Rio Grande do Norte.