...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Semana da Consciência Negra encerra programação neste sábado, 20

A Semana da Consciência Negra, realizada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), através da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e por entidades e coletivos, chegou ao seu penúltimo dia nesta sexta-feira, 19, com o replantio do baobá no Campus Central pela manhã e, à noite, com a mesa “A importância da temática indígena para a educação” e o lançamento oficial do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI).

O evento noturno, transmitido no canal da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do YouTube, contou com a participação de Luiz Katu, cacique potiguara da Aldeia Catu (RN), e do professor Dr. Raimundo Nonato do Nascimento, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com a mediação da professora Dra. Eliane Anselmo, pró-reitora adjunta de Extensão.

Para assistir ao debate encerrado agora há pouco clique AQUI.

A docente explica que a mudança do nome do Núcleo, que até então se chamava Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), segue uma tendência nacional e vem pra legitimar ainda mais a questão indígena.

“Como já tínhamos um trabalho do Neab em parceria com o Grupo de Estudos Culturais (Gruesc) nos estudos voltados para temáticas indígenas, com atividades nas aldeias, aulas de campo, estudos e outras atividades, decidimos acrescentar o ‘i’ para reforçar ainda mais essa importante pauta”, explicou a coordenadora do Neabi.

Luiz Katu agradeceu o convite e parabenizou a realização do evento que abordou a temática indígena na educação.

“Esse espaço de discussão sobre a nossa existência e resistência é muito importante. Agradeço a Uern, uma grande parceira que tem nos dado muito apoio, pelas oportunidades de ouvir a nossa voz, de conhecer o nosso ponto de vista. É urgente falar das questões indígenas, de contar a história a partir da ótica dos indígenas, não só ouvir a versão do colonizador que vem sendo contada e ensinada há tanto tempo”, destacou.

Para o professor Raimundo Nonato, a educação continua excludente e faz-se necessário trazer as discussões para dentro das escolas e das universidades.

“Nossa educação continua contando a história dos indígenas como aqueles de 1500, de forma equivocada, estereotipada e que precisa ser desmistificada. Esse debate, levar as discussões pra dentro das escolas e universidade, nas cidades, no campo, nas diversas modalidades que existe, é um caminho necessário e urgente”, defendeu.

Último dia

Neste sábado, 20, Dia da Consciência Negra, haverá o encerramento da Semana da Consciência Negra com uma extensa programação. No largo da Estação das Artes Elizeu Ventania, das 09h às 17h, será realizada a Feira Afro e Étnico-racial.

Logo mais às 13h, no mesmo local, acontece o III Encontro do Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-ameríndias de Mossoró.

Ainda no entorno da Estação das Artes, acontece, a partir das 17, o Cortejo da (Re)Existência. A tradicional Louvação ao Baobá será às 18h, na Praça Cícero Dias, bem ao lado da Estação, no mesmo local onde acontece uma Roda de Capoeira a partir das 20h30.

O pró-reitor de Extensão, professor Esdras Marchezan, comemorou a repercussão que a Semana da Consciência Negra proporcionou.

“Um evento grandioso e com uma programação muito importante. Pela primeira vez a Uern inclui a data em seu calendário acadêmico, o que reforça o nosso papel de uma universidade socialmente referenciada. Sem dúvidas, um evento que fica marcado na história da nossa Universidade”, ressaltou.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support