Semana da Consciência Negra da Uern abre com evento no Teatro Lauro Monte Filho

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em parceria com diversas entidades e coletivos, realiza, de 15 a 20 de novembro, a Semana da Consciência Negra.

Na noite dessa segunda-feira (15), teve início a programação, com a I Noite de Pontos, batuques e corpos negros dos Xangôs de Mossoró, realizada no Teatro Lauro Monte Filho e organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEAB) da Universidade e pelo Fórum de Terreiros.

“Participar de uma semana de consciência negra na Uern tem um significado extremamente especial, porque marca a materialização da ideia de uma universidade socialmente referenciada, afrorreferenciada e pautada nas temáticas postas pela sociedade nacional e local, em especial as questões referentes ao reconhecimento e aos direitos do povo negro”, disse a professora Dra. Ivonete Soares, da Uern, representando, na ocasião, a Reitoria.

Por sua vez, Nonato Santos, diretor cultural da Universidade, disse que “o evento marca definitivamente no calendário de Mossoró uma história que já vem sendo construída há muito tempo pelo movimento negro, pela universidade e pelos grupos de teatro”.

Márcia Silva, atriz da Companhia Muzenza e coordenadora do Fórum de Terreiros, foi uma das participantes da noite. “É um dia de reflexão, dia de tratarmos de assuntos ligados ao povo que luta, ao povo que resiste, ao movimento negro”, declarou.

Na segunda, realizou-se ainda a exposição fotográfica “Negro e Lindo”, no Foyer Teatro Lauro Monte Filho.

Confira a programação:

️16/11

????III Encontro de Negras, Negros e Cotistas da UERNENEUERN
Organização: DCE/UERN, NEABI, Coletivo Enegrecer
Parceira: PRAE, PROEX
Informações: @dceuernoficial @neabiuern

????Lançamento do Filme “Do livro para o filme da vidaEu, Preta
Hora: 19h30
Local: Teatro Lauro Monte Filho
Organização: Carranca Bandeirosa, PROEX/UERN
Informações: @proexuern

????Exposição fotográfica
Tema: Negro e Lindo
Local: Foyer Teatro Lauro Monte Filho

️17/11????III Encontro de Negras, Negros e Cotistas da UERNENEUERN
Organização: DCE/UERN, NEABI, Coletivo Enegrecer
Parceira: PRAE, PROEX
Informações: @dceuernoficial @neabiuern????Sarau Virtual “Arte de Pretes”
Convidados: Jack Jones, Severo Ricardo, Denilson David, Cumpadi Caboco, Yamara Santos
Hora: 19h30
Organização: PROEX/UERN
Informações: @proexuern

️ 18/11????Formação: Educação para as relações étnico-raciais
Hora: 14h30
Organização: NEABI/UERN
Público-alvo: servidores da Uern que atuam no atendimento ao aluno
Informações: @progepuern @neabiuern

????Conferência: A importância da educação para as relações étnico-raciais na Universidade
Organização: DCSP/FAFIC UERN, NEABI/UERN
Informações: @neabiuern @gruesc.uern

️19/11

????Plantio do Baobá
Hora: 7h30
Local: Jardim da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UERN), no Campus Central
Organização: NEABI/UERN, PRAE/UERN, Fórum de terreiros de Mossoró
Informações: @neabiuern @prae.uern

????Mesa: A importância da temática indígena para a educação.
Lançamento oficial do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/UERN)
Organização: DCSP/FAFIC UERN, NEABI/UERN, GRUESC
Informações: @neabiuern @gruesc.uern

️ 20/11