...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Semana da Ciência da Computação 2018 tem início no Campus Central

O Departamento de Informática e o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciência da Computação realizaram, na tarde desta segunda-feira (15), a abertura da Semana da Ciência da Computação 2018, que se estende até o próximo sábado (20) e tem como tema “Educação, tecnologia e inovação: 20 anos de computação”.

A cerimônia de abertura contou com mesa-redonda com dois egressos do curso de Ciência da Computação, que falaram sobre a relação que tiveram com a Universidade e o mercado de trabalho.

Patrício de Alencar e Cleone Silva de Lima relataram suas trajetórias acadêmicas e profissional e destacaram aos estudantes presentes a importância do esforço e do enfrentamento das dificuldades ligadas à capacitação profissional.

Hoje professores universitários, os dois egressos também ressaltaram a necessidade de aliar os estudos acadêmicos às demandas e à realidade vivenciada fora da universidade. “Às vezes os alunos fazem um projeto que é muito ligado à teoria, mas que na prática acaba não tendo aplicabilidade”, destacou Patrício.

Mediadora da mesa-redonda, a pró-reitora adjunta de Gestão de Pessoas da UERN, Jéssica Neiva, que também é professora do Departamento de Informática, enalteceu os avanços conquistados pelo curso, que em 2018 completa 20 anos, e ressaltou o impacto social gerado ao longo dessas duas décadas.

“Imaginem quanto desenvolvimento esse curso gerou para o Estado, o quanto nossos egressos contribuíram e estão contribuindo”, apontou a pró-reitora adjunta.

Por sua vez, a professora Cicilia Maia, também do Departamento de Informática e assessora técnica da Reitoria, salientou a qualidade e o perfil acolhedor do curso de Ciência da Computação e frisou o empenho dos professores ao longo das duas últimas décadas.

“É isso o que nos move e o que nos difere. Nosso desejo é sermos sempre a melhor referência para os alunos”, afirmou Cicilia.

Presente especial

Também presente à cerimônia de abertura, a professora Francisca Ramos, pró-reitora de Ensino de Graduação da UERN, enfatizou também o papel da Universidade como instrumento transformador de vidas.

“Imagine se nós não tivéssemos a UERN”, frisou a pró-reitora, que reforçou o desejo dos professores de mostrar aos alunos que, apesar das dificuldades, é preciso persistir em busca dos objetivos.

A professora também relatou a alegria ao saber que um dos egressos que participava da mesa-redonda havia sido seu aluno no ensino fundamental. “É uma alegria muito grande quando a gente vê nossos alunos seguindo também suas trajetórias. E hoje, Dia do Professor, não poderia haver um presente melhor do que esse”, afirmou.

Programação

A Semana de Ciência da Computação 2018 segue até sábado trazendo diversos painéis e palestras, além de uma maratona de programação entre os participantes.

Até sexta-feira (19), as atividades ocorrerão no Campus Central da UERN. Já no sábado, o evento continua no Partage Shopping, com diversas ações.

A Semana de Ciência da Computação acompanha a VI Semana de Ciência e Tecnologia, cuja abertura acontece na noite desta segunda-feira (15), no Campus Central da UERN.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support