Selo comemorativo é lançado pelos Correios em homenagem aos 30 anos de Estadualização da UERN

A Unidade Regional dos Correios lançou nesta terça-feira, 27 de setembro, um selo comemorativo em homenagem aos 30 anos de estadualização da UERN, cuja data será celebrada no dia 08 de janeiro de 2017.

“Foi a luta mais bela que Mossoró enfrentou, todos os segmentos da Sociedade se uniram gritando pela estadualização… Uma luta linda e brilhante”, afirmou o Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas, que prestigiou a solenidade de lançamento do Selo personalizado.

O diretor regional dos Correios, Francisco Canindé dos Santos, ressaltou a importância da UERN: “É sempre uma honra poder prestar uma homenagem como essa. A UERN tem atuado como indutora do desenvolvimento de nossa região”, destacou Francisco Canindé.

A cerimônia foi prestigiada pelos segmentos da Universidade – prof. Lemuel Rodrigues, presidente da ADUERN; TNS Elineudo Melo, presidente do SINTAUERN – representantes da UFERSA e do IFRN, dentre outras autoridades. O prof. Milton Marques de Medeiros, reitor da UERN nas gestões de 2005/2009 e 2009/2013, também compareceu ao lançamento.

Em sua fala, o reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto fez uma deferência especial ao Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas e agradeceu a homenagem dos Correios. “Esse é um momento que ficará marcado em nossa história. São muitos os desafios, às vezes temos a impressão que as pessoas não compreendem o tamanho de nossa Instituição… A UERN tem um papel fundamental na formação de profissionais”, afirmou Pedro Fernandes, convidando a todos para comparecerem à Assembleia Universitária comemorativa aos 48 anos da UERN, que será realizada nesta quarta-feira, 27 de setembro, às 19h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

48 anos de criação e 30 anos de Estadualização da UERN

Criada em 28 de setembro de 1968, pela Lei Municipal nº 20/68, a Instituição nasceu com o nome de Universidade Regional do Rio Grande do Norte – URRN, vinculada à Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte – FURRN.

Em 8 de janeiro de 1987, o então Governador do Estado, Radir Pereira, assinava a Lei Estadual nº 5.546, que estadualizou a UERN. À época, o Reitor era o Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas.

Antes de sua Estadualização, a URRN era municipal e o ensino era pago. A Universidade era custeada por verbas federais e pelas mensalidades pagas pelos alunos. Estadualizada, a Instituição pôde oferecer ensino gratuito e foi possível organizar uma carreira docente, com concursos e plano de carreira.

A Estadualização representa um marco divisor no desenvolvimento da UERN.

Lançamento de Selo Comemorativo - 27-09-2016