...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Segundo SVO do Estado será inaugurado na FACS nesta terça

A partir desta terça-feira, 24, Mossoró e mais 60 municípios do interior do Rio Grande do Norte vão poder contar com o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) que investigará causas de mortes desconhecidas ou mal definidas, aperfeiçoando o quadro epidemiológico de Mossoró e região. Será o segundo do Estado e funcionará na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/ Medicina), através de uma parceria Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN),  Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) e Ministério da Saúde,

O diretor da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Fausto Pierdoná Guzen, diz que o SVO fortalecerá o ensino de graduação, já que abrirá um importante campo de estágio, e também possibilitará a realização de pesquisas, desde a presença de tumores até doenças infecto-contagiosas. “O SVO é um equipamento que permitirá a UERN ofertar residências médicas em patologia e cirurgia, além da captação de peças para o ensino de anatomia humana”, completa.

O diretor do SVO, professor Richardson Fagner, diz que com o indicativo epidemiológico, serão encaminhadas informações para a base de dados do Estado. Isso permitirá novas políticas públicas para o combate e acompanhamento dos indicadores de epidemias e surtos de doenças, pelas secretárias de saúde do Estado e município.

Para o reitor da Universidade, Pedro Fernandes, o SVO traz vantagens na formação dos alunos, não apenas do curso de Medicina, como também de Enfermagem, Ciências Biológicas e Serviço Social.

O SVO tem a finalidade de investigar as causas de óbito por morte natural. As mortes violentas continuarão sob a responsabilidade do Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN (ITEP).

A solenidade de inauguração acontecerá às 16h, com as presenças do reitor Pedro Fernandes, prefeito de Mossoró, Francisco José da Silveira, secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, professores, alunos e técnicos da UERN e PMM e órgãos estaduais da saúde.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support