...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Seguem abertas inscrições para o FESTUERN 2014

O Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FESTUERN) abriu seu processo de inscrição no último dia 15 de fevereiro e permanece assim até 30 de março de 2014. Poderão participar do Festival todas as escolas da rede de ensino público do Rio Grande do Norte.

As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente a partir do preenchimento da ficha de inscrição (disponível aqui) e envio para o e-mail festuern2014@gmail.com. É importante ressaltar que todos os interessados devem tomar conhecimento do regulamento do Festival, que pode ser acessado clicando aqui.

Esse ano o FESTUERN terá início em abril e se estenderá até novembro de 2014, sendo que a fase festival, que acontece no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, será realizada de 13 a 20 de outubro. O grande homenageado pelo FESTUERN será o escritor Ariano Suassuna, onde suas obras irão servir de inspiração para os espetáculos teatrais e para a equipe artística do festival.

Todas as escolas que forem inscritas receberão uma série de atividades didático-pedagógicas que consistem em diversas ações dentro da escola, englobando várias disciplinas e campos do conhecimento, tendo como base a peça apresentada pelo grupo teatral. Essas atividades serão orientadas pelos docentes da UERN e executadas pelos professores das escolas. Além disso, os grupos selecionados também serão contemplados com oficinas de formação continuada para os coordenadores e integrantes dos grupos artísticos, ministrada por professores da UERN, que serão desenvolvidas em módulos e contará com a participação de dois professores e um diretor artístico dos grupos. Estes módulos terão como objetivo promover ações para o aprimoramento do espetáculo, visando o seu aperfeiçoamento para o Festival através do aprendizado de várias técnicas cênicas, como também oferecer uma formação continuada durante a fase pré-festival aos professores das escolas envolvidas para que sejam agentes multiplicadores destas ações com atividades transdisciplinares sob o acompanhamento das equipes artística e pedagógica deste festival.

Ao contrário das edições anteriores, esse ano o FESTUERN terá uma metodologia de seleção diferente. A princípio todas as escolas inscritas receberão as atividades didático-pedagógicas e a formação continuada, com o objetivo de dar um maior alcance pedagógico aos envolvidos, e apenas no dia 15 de agosto, de acordo com o desenvolvimento e aprendizado do grupo, é que a equipe do festival irá selecionar 30 escolas que se apresentarão no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, na fase festival.

Este ano também contará com a terceira edição do Circuito FESTUERN, que oportunizará aos cinco espetáculos apresentados no Festival uma turnê entre várias cidades do Rio Grande do Norte.

O FESTUERN 2014 conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte e da Petrobras, que patrocina o Festival através da Lei de Incentivo à Cultura, Lei Câmara Cascudo.

Mais informações podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Extensão, localizada no Campus Central da UERN, ou através do telefone 3315-2126, e-mail deca.proex@uern.br, procurar Alexandre Nader – Coordenador Geral do FESTUERN 2014.

O FESTUERN se carateriza por ser o maior evento da UERN e o maior festival de teatro escolar do Estado. O projeto tem como objetivo unir a arte a educação e proporcionar a criação de grupos teatrais permanentes nas escolas do públicas do Rio Grande do Norte, de forma a transformar sócio-culturalmente a comunidade escolar.

Obs.: Texto enviado pela assessoria da PROEX

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support