SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E UERN FIRMAM PARCERIA NO ESCOLA CIDADÃ

Foi lançado hoje, 12, às 14hs, no Teatro Padre Alfredo Simonetti, o projeto Escola Cidadã, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura e do Desporto, juntamente com a 12ª Diretoria Regional de Educação (12ª DIRED), em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Potiguar (UnP), dentre outras instituições de ensino.

Segundo a Pró-Reitora Adjunta de Extensão, Geovânia Toscano, que esteve e falou, em nome da Uern, na abertura do projeto, é uma oportunidade importante que a universidade tem, quando se engaja num projeto como esse. “É um momento importante para a Uern porque temos uma oportunidade ímpar de interagir com a comunidade. Aliar a isso a prática e a teoria é uma coisa muito importante”, disse a pró-reitora.

Ela também salientou que alunos dos cursos de Letras, Pedagogia, Matemática, Informática e Administração serão inscritos e selecionados para fazerem parte do projeto, como estagiários. “Teremos, além disso, o envolvimento de professores. Os alunos selecionados serão treinados para trabalharem com outros alunos, pertencentes às 60 escolas estaduais em Mossoró. Ainda não temos uma definição quanto ao valor da bolsa por aluno”, destacou.

Geovânia acrescentou que os estagiários (Letras, Pedagogia e Matemática: 30 bolsas; Administração e Informática: 6 bolsas) irão trabalhar com alunos do 8º e do 9º ano e, ainda, do 3º ano do Ensino Médio. “Queremos aproximar a universidade da comunidade. Além disso, elaborarmos e aprimorarmos o diálogo sobre a cidadania”, complementou.

As bolsas serão repassadas pela Secretaria da Educação. A Uern fará a inscrição e a seleção dos alunos.

Durante o evento, que contou com cerca de mais de 200 professores e alguns diretores de escolas da cidade, a coordenadora do projeto, Zaíra Araújo, explicou sobre as parcerias e os objetivos do Escola Cidadã. “Esse projeto foi todo concebido e baseado em levantamentos de aprendizagem no RN”, comentou, durante a exposição, Zaíra Araújo.

O QUE É O ESCOLA CIDADÃ? – 200 escolas em todo o Estado participam do projeto. De Mossoró, o número chega a 60. Estão envolvidos alunos, agentes de aprendizagem, articuladores de rede de aprendizagem, professores parceiros, estagiários (que serão alunos, segundo os organizadores, contratados pela Secretaria de Educação do Estado) e gestores de escolas participantes do Escola Cidadã.

Mais informações:
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO: 3315-2182