Seca será um dos temas do Mestrado Planejamento e Dinâmicas do Semiárido

Foi realizada na noite dessa quinta-feira, 19, a aula inaugural do curso de mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), que será ofertado no Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CAMEAM/UERN), sediado em Pau dos Ferros.

A solenidade foi aberta pelo reitor, professor Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, que destacou a importância de a UERN ter um novo curso de Mestrado. “O PLANDITES tem tudo a ver com a nossa região. Com ações de pesquisa e extensão faremos com que as pessoas percebam a importância desses cursos. Se orgulhem desse momento, dessa oportunidade”, destacou, acrescentando que a pós-graduação chega em uma hora em que a região enfrenta uma seca extrema.

A professora Dra. Ivonete Soares, Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e Pós-graduação, salientou sobre a importância da oferta de cursos de pós-graduação e o diretor do CAMEAM, professor Dr. Gilton Sampaio, explicou que dos oito departamentos do Campus de Pau dos Ferros, seis oferecem professores ao PLANDITES. “Temos dificuldades? Temos. Mas também temos vontade de fazer e de crescer. Esse grupo do PLANDITES é muito unido e isso fez a diferença”, declarou.

A coordenadora do PLANDITES, professora Dra. Joseney Rodrigues de Queiroz, fez a apresentação da professora Dra. Maria do Livramento Miranda Clementino, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e coordenadora adjunta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que veio ministrar a aula inaugural. “Eu passei um semestre indo a Natal, uma vez por semana para assistir aulas da professora Livramento, para me preparar para a seleção de doutorado. Digo sempre que ela é minha eterna orientadora e que deu conselhos muito importantes”, frisou.

A professora Joseney ainda explicou que sua tese abordou o desenvolvimento de Pau dos Ferros, mostrando que é fruto de sua localização geográfica próxima à divisa do Rio Grande do Norte com os estados da Paraíba e Ceará.

Na aula inaugural, a professora Maria do Livramento afirmou que as políticas públicas voltadas para o Nordeste não são de caráter regional. A professora aconselhou aos alunos que analisem as potencialidades da região sem esquecer dos efeitos da seca e da crise econômica. “É preciso aprofundar essa questão da economia brasileira com ênfase na situação regional”, frisou.