SEBRAE quer incentivar o empreendedorismo aos alunos da UERN

O Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Prof. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, recebeu em seu Gabinete os representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande Norte (SEBRAE), João Bosco Cabral (Natal) e Marcione Fernandes (Mossoró), que estavam com a missão de incentivar a Instituição a instalar dentro do espaço da Universidade a sua incubadora de empresas.

João Bosco disse que a missão do SEBRAE é trabalhar o empreendedorismo e inovação de forma sustentável e buscar dentro das instituições de ensino como a UERN, uma academia onde está o conhecimento, esse viés do empreendedorismo dentro das áreas de Humanas, Sociais, Saúde e Tecnológica e fazer com que os alunos possam transformar as boas ideias em negócios e que amanhã venham a ser negócios de sucesso e quando uma instituição como a UERN adere a um programa de incubadora de empresas, um movimento que hoje é mundial, ela promove na prática o que existe dentro da maior essência da extensão, faz o seu conhecimento chegar até a sociedade.

Segundo João Bosco, as empresas que são capacitadas dentro de uma instituição e depois “graduadas”, termo usado para definir as empresas que já estão prontas para atuar no mercado externo, têm um índice de sucesso muito alto. O SEBRAE quer incentivar a UERN a levar a incubadora para o meio dos alunos, para que possa atrair o interesse e a participação. A incubadora da UERN já existe há sete anos e tem à frente o prof. Fábio Procópio, que também concorda com uma maior aproximação dos alunos e uma ampliação dos serviços hoje prestados.

REITOR – O prof. Pedro Fernandes agradeceu a visita do SEBRAE e concordou que a presença da incubadora no meio universitário vai mostrar aos alunos mais um caminho para chegar até o mercado de trabalho. “Será a oportunidade de ser um empreendedor, após sair das quatro paredes da Instituição e é também uma forma de instigar, coisa que a UERN já faz muito hoje, os seus alunos a realizarem estágios não obrigatórios, que é uma forma de levar os conhecimentos adquiridos para a prática”, afirmou. Pedro Fernandes concordou em levar a incubadora da UERN, que hoje funciona também em convênio com a Prefeitura Municipal de Mossoró, para dentro do Campus Central e disse que vai estudar a melhor forma de concretizar essa proposta do SEBRAE.