SAMBA recepciona estudantes e apresenta serviços oferecidos pela UERN

Com o Seminário de Ambientação Acadêmica (SAMBA), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recepcionou os estudantes ingressantes no semestre 2017.1 dos cursos de graduação. O evento ocorreu na manhã desta terça-feira, 18, no Ginásio de Esportes do Campus Central.

Mais de 300 alunos dos cursos de Serviço Social, Pedagogia, Educação Física, Enfermagem, Ciências Biológicas, Física, Química, Ciências da Computação, Medicina e Gestão Ambiental participaram da iniciativa. A ideia do encontro é ambientar e socializar os discentes com as principais atividades desenvolvidas no âmbito da UERN, bem como apresentar a estrutura acadêmica e organizacional da Universidade.

Em sua mensagem de boas-vindas, o vice-reitor Aldo Gondim Fernandes enfatizou que além das experiências em ensino, pesquisa e extensão, a UERN oferta a possibilidade de formação continuada. “Hoje, temos mais de 20 mestrados, dois doutorados e mais de 20 especializações em todas as áreas de conhecimento”, informa.

Aldo Gondim ressaltou ainda o avanço na assistência estudantil que tem possibilitado aos estudantes uma melhor experiência durante a vida acadêmica. “Ampliamos a frota para possibilitar maior acesso aos estudantes a aulas de campo e a participação de congressos”, diz o vice-reitor, destacando que a UERN tem buscado potencializar as oportunidades para otimizar a formação profissional e pessoal dos estudantes.

Representando o Diretório Central dos Estudantes (DCE), a estudante Glisiany Plúvia, convidou os calouros a conhecer e ingressar no movimento estudantil, e frisou a importância da participação dos discentes na luta em prol de melhorias para a Universidade.

Após as mensagens de boas-vindas, os calouros foram convidados a conhecer os setores transversais e as pró-reitorias da UERN. Em estandes montados no Ginásio de Esporte, professores e técnicos apresentam os principais setores, serviços e ações de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidos pela Universidade.

Professores e técnicos apresentam os principais setores e serviços da UERN – Foto: Rodrigo Oliveira

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
Sobre a assistência estudantil, a estudante Camila Andreia, do curso de Pedagogia, diz estar bastante otimista com as possibilidades ofertadas pela UERN. “Temos muitas oportunidades de bolsas, programas e participação de eventos”, afirma, enfatizando as boas expectativas para os próximos quatro anos de curso.

O responsável pela Diretoria de Assistência Estudantil (DAE), professor Adalberto Veronesse, informa que a UERN oferta diversos serviços na área de assistência estudantil, e que todos os alunos da Universidade, desde o primeiro período, podem participar das seleções. “O Programa de Apoio ao Estudante (PAE) possibilita aos alunos de baixa renda, um auxílio com moradia, alimentação, transporte e xerox, garantindo, assim, a permanência dos estudantes na Universidade”.

Adalberto Veronese lembra ainda que a DAE conta com uma equipe multiprofissional, composta por assistente social, psicólogos clínico e educacional, e psicopedagogo, para oferecer um atendimento mais amplo aos estudantes. Para ter acesso, basta o aluno agendar o atendimento na secretaria da DAE, localizada no Centro de Convivência do Campus Central.

INCLUSÃO

Estudante Marcos Monteiro elogia a acessibilidade do Campus – Foto: Rodrigo Oliveira

Um dos pontos destacados no SAMBA foi o trabalho na Diretoria de Política e Ações Inclusivas (DAIN) voltado para a inclusão social no âmbito acadêmico. O estudante Marcos Monteiro, do curso de Ciência da Computação, que é cadeirante, afirma que a acessibilidade do Campus Central tem atendido suas expectativas e facilitado a sua permanência na Universidade. “Estou conseguindo fazer o curso sem maiores dificuldades”, destaca.

As obras de urbanização e de acessibilidade no Campus Central, realizadas nos últimos anos, têm contribuído diretamente para a melhoria da qualidade da vida acadêmica dos estudantes com mobilidade reduzida. Os serviços de acessibilidade, aliados as ações desenvolvidas pela DAIN, possibilitam uma maior pluralidade e inclusão dentro da Universidade.