...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

SAMBA 2019 acolhe estudantes novatos e destaca os avanços na política de cotas étnico-raciais

Texto: Iuska Freire e Nathan Figueiredo

Estudantes novatos do semestre 2019.2, do Campus Central, foram recepcionados nesta terça-feira (12), em mais uma edição do Seminário de Ambientação Acadêmica (SAMBA). A cerimônia de boas-vindas foi realizada no auditório da FAFIC e contou com a presença de estudantes, professores, pró-reitores, assessores e técnicos da UERN. A chefe de Gabinete, professora Cicília Maia, representou o reitor Pedro Fernandes na solenidade. O Samba segue nos turnos vespertino e noturno.

Alunos como Ana Ingrid Gomes Santos, natural de Serra do Mel, tiveram a oportunidade de conhecer melhor a Universidade onde iniciam a jornada acadêmica. Aluna cotista, ela realiza o sonho de cursar Pedagogia. “O sistema de cotas é uma política muito importante. Eu só consegui [ingressar na universidade] por causa das cotas, que democratizaram o ensino superior”, declarou a estudante. Ana Viviane veio de Recife/PE e também vai cursar Pedagogia. “Escolhi a UERN por recomendação de minhas primas, que já estudam aqui”, comentou.

Já o estudante Arthur Medeiros Sampaio, 20 anos, veio de longe. Natural do município de Serra, no Espírito Santo, ele é um dos calouros do curso de Medicina. “Foi um curso que eu sempre sonhei, e tive a oportunidade de vir fazer aqui. Minha família me apoiou muito na mudança”, afirmou Arthur.

Formado em Direito pela UERN, o servidor público Bruno Fernandes de Oliveira retorna para cursar Letras/Inglês. “Sempre gostei de Inglês. Agora eu vi a oportunidade de fazer, depois de formado e trabalhando, para cursar mais tranquilo. É muito bom voltar para a UERN, eu sempre gostei do ambiente universitário. Estou com boas expectativas”, declarou.

Fazendo alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, o SAMBA 2019 destacou a aprovação, neste ano, das cotas étnico-raciais para ingresso na UERN. A professora Ivonete Soares fez um resgate histórico da luta do movimento negro e ressaltou a importância da data. Outro momento marcante foi a apresentação cultural da egressa da UERN, Bianca Cardial.

Seguindo a temática do SAMBA, a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Rachel de Souza, ressaltou a importância das cotas étnico-raciais para a democratização do ensino. Questionada sobre o que os calouros vão encontrar de diferente na UERN, Rachel respondeu: “A gente está tendo um boom em projetos de extensão e de pesquisa. É uma coisa que eu, quando entrei, não encontrava, e agora a gente já está vendo isso caminhar, com os professores e as professoras se dedicando mais a esse pilar, de pesquisa e extensão. A oferta de bolsas também aumentou bastante. Eu vejo que a UERN, de quando eu entrei, em 2015, para cá, avançou muito, em vários aspectos”, comentou Rachel.

Esses avanços também foram abordados pela professora Cicília Maia. Em sua fala, Cicília destacou a importância da UERN para o Rio Grande do Norte e relatou sua história de vida com a Universidade, pois foi na UERN que ela se graduou e teve incentivo para capacitação em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

PARCERIAS – O SAMBA tem o objetivo de recepcionar e apresentar a estrutura da UERN aos calouros, informando sobre os principais programas, projetos e atividades desenvolvidas na Universidade. A coordenação é da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). O Samba é organizado por uma comissão formada por representantes das pró-reitorias e diretorias acadêmicas e administrativas da UERN.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support