SAMBA 2019 acolhe estudantes novatos e destaca os avanços na política de cotas étnico-raciais

Texto: Iuska Freire e Nathan Figueiredo

Estudantes novatos do semestre 2019.2, do Campus Central, foram recepcionados nesta terça-feira (12), em mais uma edição do Seminário de Ambientação Acadêmica (SAMBA). A cerimônia de boas-vindas foi realizada no auditório da FAFIC e contou com a presença de estudantes, professores, pró-reitores, assessores e técnicos da UERN. A chefe de Gabinete, professora Cicília Maia, representou o reitor Pedro Fernandes na solenidade. O Samba segue nos turnos vespertino e noturno.

Alunos como Ana Ingrid Gomes Santos, natural de Serra do Mel, tiveram a oportunidade de conhecer melhor a Universidade onde iniciam a jornada acadêmica. Aluna cotista, ela realiza o sonho de cursar Pedagogia. “O sistema de cotas é uma política muito importante. Eu só consegui [ingressar na universidade] por causa das cotas, que democratizaram o ensino superior”, declarou a estudante. Ana Viviane veio de Recife/PE e também vai cursar Pedagogia. “Escolhi a UERN por recomendação de minhas primas, que já estudam aqui”, comentou.

Já o estudante Arthur Medeiros Sampaio, 20 anos, veio de longe. Natural do município de Serra, no Espírito Santo, ele é um dos calouros do curso de Medicina. “Foi um curso que eu sempre sonhei, e tive a oportunidade de vir fazer aqui. Minha família me apoiou muito na mudança”, afirmou Arthur.

Formado em Direito pela UERN, o servidor público Bruno Fernandes de Oliveira retorna para cursar Letras/Inglês. “Sempre gostei de Inglês. Agora eu vi a oportunidade de fazer, depois de formado e trabalhando, para cursar mais tranquilo. É muito bom voltar para a UERN, eu sempre gostei do ambiente universitário. Estou com boas expectativas”, declarou.

Fazendo alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, o SAMBA 2019 destacou a aprovação, neste ano, das cotas étnico-raciais para ingresso na UERN. A professora Ivonete Soares fez um resgate histórico da luta do movimento negro e ressaltou a importância da data. Outro momento marcante foi a apresentação cultural da egressa da UERN, Bianca Cardial.

Seguindo a temática do SAMBA, a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Rachel de Souza, ressaltou a importância das cotas étnico-raciais para a democratização do ensino. Questionada sobre o que os calouros vão encontrar de diferente na UERN, Rachel respondeu: “A gente está tendo um boom em projetos de extensão e de pesquisa. É uma coisa que eu, quando entrei, não encontrava, e agora a gente já está vendo isso caminhar, com os professores e as professoras se dedicando mais a esse pilar, de pesquisa e extensão. A oferta de bolsas também aumentou bastante. Eu vejo que a UERN, de quando eu entrei, em 2015, para cá, avançou muito, em vários aspectos”, comentou Rachel.

Esses avanços também foram abordados pela professora Cicília Maia. Em sua fala, Cicília destacou a importância da UERN para o Rio Grande do Norte e relatou sua história de vida com a Universidade, pois foi na UERN que ela se graduou e teve incentivo para capacitação em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

PARCERIAS – O SAMBA tem o objetivo de recepcionar e apresentar a estrutura da UERN aos calouros, informando sobre os principais programas, projetos e atividades desenvolvidas na Universidade. A coordenação é da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). O Samba é organizado por uma comissão formada por representantes das pró-reitorias e diretorias acadêmicas e administrativas da UERN.