Salão de jogos matemáticos será levado à escola

No dia 6 de junho, entre 8h e 17h, será realizada na Escola Estadual Jerônimo Rosado, o projeto itinerante “Salão de Jogos Matemáticos, O uso de jogos no ensino de matemática: uma estratégia lúdica de aprendizagem”.

O projeto faz parte do Programa Institucional de Iniciação à Docência da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PIBID/UERN) sob organização da professora Maria do Socorro Aragão Paim.
A iniciativa tem como objetivo inserir os jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem da Matemática por despertar
no aluno o estímulo em aprender.

Para isso será montada na Escola Estadual Jerônimo Rosado o “Salão de Jogos Matemáticos” com estrutura que permita atender professores e estudantes dos níveis de ensino fundamental (anos finais) ensino médio.

Serão distribuídos cinco salões com as seguintes temáticas: Salão 1 – Jogos tradicionais e modernos; Salão 2 – Jogos de desafio e raciocínio lógico;; Salão 3 – Jogos de conteúdos específicos do ensino fundamental e do ensino médio; Salão 4 – Jogos gigantes; Salão 5 – Oficina de construção de jogos didáticos.

O público alvo é formado por Professores que atuam no ensino de Matemática e estudantes dos níveis de ensino fundamental (anos finais) e ensino médio das escolas circunvizinhas à Escola Estadual Jerônimo Rosado.
O trabalho contará com o apoio da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT/UERN) e do Departamento de Matemática e Estatística (DME/UERN).

O trabalho será ministrado pelos bolsistas do PIBID/UERN/Matemática e estudantes do curso de Licenciatura em Matemática.