Sala temática na FACS alerta estudantes sobre cuidados com a saúde mental

A pausa em vez do fim; a continuidade em vez do encerramento. Utilizado quando o autor de uma frase poderia concluí-la com um ponto final, mas decide prosseguir, o ponto e vírgula tornou-se, nos últimos anos, um dos símbolos utilizados no combate ao suicídio, representando resiliência e perseverança.

O sinal de pontuação foi um dos símbolos apresentados nesta terça-feira na sala temática organizada pelos membros do Centro Acadêmico Carlos Ernani Rosado (CACER), do curso de Medicina da UERN.

Na sala temática, instalada no prédio da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), recados anônimos, desenhos, dicas e mensagens de apoio levaram alunos, técnicos e professores a refletirem sobre os cuidados ligados à saúde mental e sobre a principal arma no combate ao suicídio – a comunicação.

A iniciativa, que compõe a campanha “UERN pela Vida”, faz alusão à campanha nacional Setembro Amarelo, que é voltada à prevenção do suicídio e ao alerta para os sinais que indicam depressão.

Segundo a coordenadora-geral do CACER, Sulyanne Saraiva, a principal intenção é sensibilizar os alunos sobre a necessidade de ouvir outras pessoas e tentar compreendê-las sem julgar o que elas estão sentindo.

“E a gente quer alertar que (para quem está sentindo a necessidade de expor algum problema) falar é sempre a solução. E os alunos hoje podem ter esse apoio”, destaca Sulyanne, referindo-se ao atendimento oferecido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e ao apoio dado pelo próprio CACER aos estudantes.

Para a aluna Lucy Heledy, também do curso de Medicina, os alertas ligados à saúde mental também são importantes para que os estudantes não sintam que precisam lidar com os problemas sozinhos.

“Ainda mais porque muitos de nós viemos de outras cidades, então existe, por exemplo, a questão da saudade, da distância”, ilustra a aluna, que é natural do município de Buriti Alegre, em Goiás.

“Às vezes a gente não escuta tanto as pessoas, mas é importante que a gente não se preocupe só com os nossos problemas”, acrescenta o aluno Michel Holanda, destacando que esse pensamento deve ser constante desde o contato com os colegas de curso ao tratamento que será dado aos pacientes no futuro.

Qualquer aluno que sinta a necessidade de apoio psicológico pode procurar a PRAE para agendar um atendimento psicossocial. O agendamento pode ser feito pessoalmente, no Campus Central, ou através do e-mail prae@uern.br. Também é possível marcar esse tipo de atendimento no Ambulatório da FACS.