...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Rosa Bike reúne famílias contra o câncer de mama

Um passeio ciclístico em família para alertar a população de Mossoró para a prevenção ao câncer de mama. Esse foi o clima do Rosa Bike, realizado neste domingo (19) pelas ruas do centro de Mossoró. Homens, mulheres e muitas crianças participaram do passeio que percorreu aproximadamente 6 km, terminando na avenida Rio Branco, com sorteio de bicicletas e aula de relaxamento.

A coordenação do evento avaliou positivamente o evento, que foi realizado pela primeira vez. “A população de Mossoró entendeu nossa proposta e o resultado foi esse passeio cilcístico bonito de se ver, com tantas famílias participando. Só temos a agradecer”, afirmou o Pró-reitor de Extensão da UERN, Prof. Etevaldo Almeida. 

O reitor em exercício da UERN, Prof. Aldo Gondim, participou do passeio ciclístico pedalando junto aos demais participantes e destacou o objetivo principal do evento. “Não estamos aqui apenas para um passeio ciclístico ou uma prática esportiva. O esporte é importante para a nossa saúde, mas o objetivo principal desta ação é chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama. Essa prevenção precisa ser constante, e não somente no mês de outubro”, afirmou o reitor. 

A Prefeitura de Mossoró apoiou a realização do Rosa Bike, com o envolvimento de oito secretarias. O prefeito Francisco José Júnior participou do encerramento do evento e parabenizou a Universidade pela ação. “Parabéns a UERN e a todos os envolvidos no Rosa Bike. Sabemos que o câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no mundo e que o diagnóstico precoce é fundamental para evitar essas mortes. Por isso que a Prefeitura não poderia deixar de apoiar essa iniciativa, e estaremos junto em Novembro, na Marcha Azul voltada para a prevenção do câncer de próstata”, afirmou. 

O  Rosa Bike faz parte do projeto UERN em Movimento da Diretoria de Desenvolvimento Social (DIRDES) da Pró-reitoria de Extensão da UERN (PROEX), que tem o objetivo de realizar ações de conscientização da população contra o câncer. Além do Rosa Bike, voltado para o câncer de mama, o projeto prevê ainda a realização da Marcha Azul, no dia 9 de novembro, com o objetivo de chamar a atenção dos homens para a prevenção ao câncer de próstata. Segundo a coordenadora do projeto, Lígia Guerra,  o UERN em Movimento prevê ainda a realização de palestras em vários locais, dentro e fora da Universidade. “No mês de outubro realizamos palestras voltadas para a prevenção do câncer em mama. Em novembro, todas as ações se voltam para a prevenção do câncer de próstata. Já estão agendadas palestras em diferentes locais, como unidades de saúde, Tiro de Guerra, entre outros”, explicou. 

Além do apoio da Prefeitura de Mossoró, o UERN em Movimento conta com diversos parceiros:  SINTAUERN, ADUERN, Hiper Queiroz, Indaiá, Pedal Peças, Ciclopeças Eurides, Honda Moto Oeste, TCM, CDL, ACIM, SINDIVAREJO, Câmara Municipal de Mossoró, Maçonaria 24 de Junho, Rotary Clube, UNIMED, Sindicato dos Bancários e Salutaris.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support